Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

CBMRS realiza formatura e entrega da nova sede administrativa do 9º BBM

Publicação:

Formatura dos guarda-vidas civis temporários ocorreu em Tramandaí
Formatura dos guarda-vidas civis temporários ocorreu em Tramandaí - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por CBMRS - Edição: Ascom/SSP

Os gaúchos começam a se preparar para as festas de final de ano e, também, para o período de veraneio. No litoral, as instituições do Estado organizam o pontapé inicial para a Operação RS Verão Total 2020. Na última terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a formatura de conclusão do curso de capacitação de guarda-vidas Civis Temporários, em Tramandaí. No mesmo evento ocorreu a entrega da nova sede administrativa do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, também na praia do litoral norte.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior participou da solenidade de formatura e da entrega das novas instalações administrativas do 9º BBM e enfatizou a importância  de civis executando a função. "Parabenizo os formandos pela iniciativa de exercer a função de zelar pelo bem-estar dos veranistas. É pelo interesse de vocês em atuar nessa função que poderemos alcançar números históricos de guarda-vidas civis temporários", completou.

No Estado, a atividade de guarda-vidas é desempenhada pelo CBM que, com o advento da lei 15.817/18, integra em seu quadro de efetivo a contratação dos guardas civis. Visando complementar seu quadro de profissionais para a atividade e a prestação de um serviço mais abrangente, oferecendo mais segurança à comunidade gaúcha, os alunos realizam um processo seletivo intelectual até chegar à formação no curso de capacitação.

Além da formatura, também foi realizada a inauguração da nova sede administrativa do 9º BBM que foi construída com verba oriunda do FUNREBOM (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros) do município de Tramandaí, apoiada pela Divisão de Logística e Patrimônio do CBMRS e pela Construtora e Incorporadora Coruja. Ela servirá, também, como base avançada de apoio à Operação Verão.

Uma viatura micro-ônibus modelo Volare – Ano 2008/09 também foi entregue ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar. O veículo, com capacidade para 27 pessoas, será empregado nas atividades de deslocamento de tropa para instrução, apoio administrativo, transporte de guarda-vidas, de alunos, dentre outras atividades.

Secretaria da Segurança Pública