Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Carteiras de identidade têm horários e serviços ampliados no Estado

Novos dias de funcionamento e serviços pela internet trazem comodidade ao cidadão

Publicação:

Fotografia de um atendimento num dos Postos do IGP. Uma moça com máscara atendendo um jovem de máscara, ao lado uma mulher também protegida por máscara.
Postos da Região Metropolitana, Serra e Litoral atendem de 2ª a 6ª feira. - Foto: Ascom/IGP

Quatorze postos de identificação do IGP, responsáveis pelo encaminhamento das carteiras de identidade, tiveram os dias de atendimento ampliados para 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h. Os postos ficam nos municípios de Canoas, Cachoeirinha, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, São Leopoldo, São Jerônimo, Sapucaia, Torres, Tramandaí e Venâncio Aires. O agendamento prévio continua sendo feito por telefone, em função do Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado para a pandemia de Covid-19 (os telefones estão disponíveis na tabela de atendimento). Desde segunda-feira (19), todos os servidores voltaram aos postos de trabalho, o que permitiu a ampliação. “A intenção é a ampliar e agilizar o atendimento nestes municípios para quem necessita da Carteira de Identidade”, afirma a Diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon Bittencourt.


Solicitação on-line– a partir da próxima 2ª feira (26/10), o serviço de Solicitação on-line de carteiras de identidade estará disponível para retirada também nos Postos de Identificação do IGP em Bagé, Camaquã, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santana do Livramento. Desde o lançamento, em junho, já foram emitidas mais de 2.200 documentos nessa modalidade, para retirada nos municípios de Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Gramado.

Card com imagens de carteira de identidade, ao lado a imagem de um computador com o site do IGP. O card apresenta os municípios que é possível fazer a entrega do documento.
Retirada presencial pode ser feita em vários municípios. - Foto: Cíntia Ruschel/SSP
Card com uma imagem de carteira de identidade, ao lado a imagem de um computador com o site do IGP, apresentando como realizar a 2ª Via Online do documento. Abaixo das imagens, os requisitos para realizar o procedimento.
Confira os requisitos para solicitar a 2a via no site do IGP. - Foto: Cíntia Ruschel/SSP

Este serviço permite solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. O cidadão só comparece ao Posto para a retirada do documento, cinco dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição. O valor é de R$ 71,10. Vítimas de roubo são isentos, desde que informem o número do Boletim de Ocorrência.

 

A Solicitação de 2ª via on-line utiliza os dados biográficos e biométricos que foram cadastrados quando o cidadão fez a última atualização da carteira no Estado. Para acessar o serviço é preciso ter 18 anos completos na data de expedição da última 2ª via; ela tem que ter sido emitida no Rio Grande do Sul, nos últimos 5 anos. Os dados pessoais do solicitante (nome completo, estado civil, filiação, etc.) não podem ter sofrido alterações desde a data de expedição. A 2ª via solicitada on-line é entregue somente ao titular, mediante validação biométrica.

O serviço é online e está disponível no site do IGP (aqui) ou no site do Governo do Estado (aqui). É obrigatório o preenchimento do formulário de solicitação na íntegra. Se o cidadão estiver apto ao serviço, o sistema gerará o protocolo de retirada juntamente com a guia de pagamento da taxa de expedição da carteira de identidade.

Secretaria da Segurança Pública