Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Carteira de identidade poderá ser agendada por WhatsApp para atendimento na Capital

Os números (51) 9841-78646 e (51) 9842-20125 atendem somente por mensagens de texto

Publicação:

Sala de atendimento para confecção de RG no IGP
Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - Foto: Divulgação/IGP

Cidadãos de Porto Alegre e da região metropolitana, que se enquadram nas regras emergenciais para fazer a carteira de identidade, poderão usar o aplicativo WhatsApp para agendar o atendimento.

Os agendamentos podem ser feitos pelo (51) 9841-78646 ou (51) 9842-20125, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os números só recebem mensagens de texto. A orientação é que o cidadão remeta a mensagem para apenas um deles, para evitar a duplicidade no pedido. Os números também podem ser usados para cancelar agendamentos. Os telefones (51) 3223-6122 e 3223-2727 seguem atendendo.

Em Porto Alegre, os atendimentos estão concentrados no Departamento de Identificação do IGP (av. Azenha, 255). O local está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado do Estado, com separação entre as estações de atendimento, uso de álcool gel para desinfecção após cada atendimento, guichê separado para idosos e outras providências.

Desde o início da pandemia de Covid-19, é necessário agendar, por telefone ou e-mail, a emissão da carteira de identidade. Somente casos urgentes, como retirar receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos (desde que outros documentos também tenham sido roubados) e viagens de avião agendadas com urgência estão sendo atendidos. Para isso, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato.

A lista com os telefones dos demais municípios está no site do IGP (www.igp.rs.gov.br).

Texto: Ascom IGP

Secretaria da Segurança Pública