Candidatos a oficial de saúde temporário da BM iniciam curso de adaptação nesta terça-feira (15/12)
Capacitação é a última etapa da seleção de médicos e enfermeiros que irão atuar nos HBM de Porto Alegre e Santa Maria
Publicação:

A seleção para o cargo de oficial de saúde temporário da Brigada Militar chegou a sua última etapa. Os candidatos considerados aptos na fase intermediária, de investigação social, foram convocados (clique aqui) para iniciar nesta terça-feira (15/12), às 8h, o Curso de Adaptação na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre (Av. Coronel Aparício Borges, 2001).
A capacitação é a fase final do processo para contratação de médicos e enfermeiros que irão atuar nos Hospitais da Brigada Militar (HBMs) de Porto Alegre e Santa Maria. O processo seletivo, lançado em janeiro deste ano, havia sido paralisado em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, mas foi retomado em abril. A seleção tem cinco etapas na fase inicial: exames de saúde, de aptidão física e avaliação psicológica – de caráter eliminatório –, além de prova de títulos e entrevista técnica – de caráter classificatório. Nesta segunda-feira (14/12), foi realizada a fase intermediária, de investigação social do candidato. Agora, resta apenas a conclusão do curso de adaptação dos aprovados.
O ingresso desses profissionais vai representar importante reforço às equipes das unidades nas duas cidades, que têm realizado o atendimento a todos os servidores da Segurança Pública e demais funcionários públicos estaduais nesse momento excepcional de enfrentamento à Covid-19.
Em Porto Alegre, são três classificados às vagas de médico nas especialidades de cardiologia ou clínica médica (medicina interna) para atuação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também avançou até a última etapa um candidato para vaga de médico na especialidade clínica médica ou medicina de emergência, que irá atuar no serviço de Pronto-Atendimento (PA) da Capital. As vagas para enfermeiros são 22 em Porto Alegre e sete em Santa Maria, com classificados ao curso de adaptação em número que poderá preencher todos os postos.
A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo haver prorrogação por, no máximo, mais dois anos. Os servidores temporários ficarão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social e, no que couber, sujeitam-se às normas aplicáveis aos integrantes da BM.
Candidatos a técnicos de enfermagem
convocados para avaliação psicológica
Além da seleção para os cargos de nível superior, também foi lançado em janeiro edital para contratação de 145 soldados temporários, nível médio, no cargo de técnico de enfermagem, com 120 vagas para a Capital e 25 vagas para Santa Maria. No momento, esse processo, que segue o mesmo ciclo para contratação dos médicos e enfermeiros, está na etapa de avaliação psicológica.
Os candidatos a soldado temporário de saúde foram convocados para se apresentar no Centro Clínico do HBM de Porto Alegre (Rua Doutor Castro de Menezes, nº 245, Vila Assunção) nos dias 17, 18, 21, 22, 23 e 28 deste mês, munidos de documento de identidade com foto, e apresentar os documentos relacionados nos itens 7.4.5.1, 7.4.5.2 e 7.4.5.3 do edital de abertura (clique aqui). Os convocados devem chegar ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência, de acordo com o cronograma (clique aqui). É obrigatório o uso de máscara de proteção contra Covid-19.
Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP
Edição: Ascom SSP