Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Brigada Militar já registra BO único na modalidade COP em Porto Alegre

Publicação:

A Brigada Militar (BM) já emite em Porto Alegre boletins de ocorrência únicos (BOs únicos) na forma de Comunicação de Ocorrência Policial (COP). As COPs são aplicadas pelo policial militar quando o autor do delito não está presente no momento do registro. Nesse caso, o documento é encaminhado a uma delegacia de polícia para investigação criminal.

O BO único evita que o cidadão tenha de se dirigir a uma delegacia de polícia para registrar ocorrências consideradas leves. O sistema foi adotado a partir de maio de 2001 e atualmente funciona em 39 cidades gaúchas.

Além das COPs, o BO único pode ser emitido na forma de Termo Circunstanciado (TC). Os TCs são utilizados para registro dos delitos de menor potencial ofensivo (com pena menor de dois anos), cujo autor seja conhecido. Depois de lavrado pelo PM, o termo é remetido ao juizado, onde estará um representante do Ministério Público, juntamente com a vítima e o autor do delito.

Entre 1º de janeiro e 15 de novembro de 2002, foram expedidos 49.113 BOs únicos no Estado (43.025 COPs e 6.088 TCs). Na Capital, a Brigada Militar emite BO único na forma de TC desde o dia 23 de setembro de 2002.
Secretaria da Segurança Pública