Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Brigada Militar faz Operação Força Tática na zona norte de Porto Alegre

Publicação:

150 policiais dos pelotões de operações especiais participaram das barreiras.
150 policiais dos pelotões de operações especiais participaram das barreiras. - Foto: Divulgação CPC

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) promoveu, nesta quinta-feira (21), na zona norte de Porto Alegre, a Operação Força Tática para coibir furto e roubo de veículos, homicídios e tráfico de entorpecentes. A ação começou com uma formatura no Parque Germânia, bairro Jardim Europa, e a presença do comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Mário Ikeda.

Aproximadamente 150 policiais dos pelotões de operações especiais das unidades do CPC (1º BPM, 11º BPM, 19ºBPM, 20º BPM, 21º BPM e 1º BOE) formaram barreiras, saturação de local e patrulhamento durante o dia, na Vila Jardim, Bom Jesus e Chácara das Pedras, locais com maior incidência de crimes em 2016, envolvendo grupos rivais que atuam no tráfico de drogas na região.

Nas cinco barreiras, foram abordados 101 veículos de passeio, 46 motos, 16 táxis, 15 ônibus, 15 lotações e 375 pessoas. Também foi recuperado um veículo clonado e três outros em situação irregular foram recolhidos.

Ainda durante a operação, dois indivíduos que estavam foragidos foram presos, sendo que um deles portava 41g de entorpecentes, R$14 e três munições. Um menor que estava procurado também foi apreendido, na vila Ipê.

Números da Operação Força Tática 2015
Em 2015, os policiais que integram a operação prenderam 406 pessoas e apreenderam 31 menores infratores, identificaram 19 mil pessoas e fiscalizaram 7 mil veículos, dos quais 89 foram recolhidos e 61 recuperados. 
Foram retiradas das ruas 97 armas, 2.429 munições, 117 kg de maconha, cerca de 6 kg de crack, 13 kg de cocaína e mais de R$ 61 mil provenientes do tráfico foram retirados de circulação.

Texto: Sd Sacha Rochele/Ascom CPC

Secretaria da Segurança Pública