Brigada Militar de Sapucaia utiliza armas longas em policiamento preventivo
Publicação:
Policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 33º BPM, de Sapucaia do Sul, concluíram nesta semana o curso de qualificação e habilitação para uso de armas longas para o policiamento preventivo e ostensivo na área do município.
Adquiridas pelo governo do Estado, através do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br), estão sendo empregadas pelos policiais do POE a Carabina Taurus FAMAE modelo CT. 40, a Carabina Fuzil Imbel modelo MD97 e a Submetralhadora Taurus Famae modelo MT. 40. A habilitação e a qualificação para o uso das armas teve duração de sete dias, período em que os militares aprenderam técnicas de desmontagem do armamento, simularam confronto e abordagem para uma perfeita utilização do armamento. Cada aluno efetuou 50 disparos.
Conforme o tenente-coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral, comandante do 33º BPM, o armamento será utilizado somente por pessoal aprovado nos cursos de maneira satisfatória. Segundo o comandante, o armamento vem para colaborar com o policiamento ostensivo, uma vez que a arma é uma resposta contra a criminalidade. O emprego do armamento moderno vem auxiliar na proteção aos direitos e garantias individuais, na medida em que, uma polícia equipada e ostensiva leva o criminoso a desistir da prática delituosa, o emprego de tecnologia avançada é, dessa forma, também um fator que leva a dissuasão das práticas criminosas.
Fonte: Ascom BM