BM troca experiências com japoneses sobre policiamento comunitário
Publicação:

Peritos japoneses da Agência de Cooperação Internacional (Jica) foram recebidos, nesta sexta-feira (24), pelo subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago. O encontro faz parte do Acordo de Cooperação na Área de Polícia Comunitária - Sistema Koban, firmado entre o Brasil e o Japão, para desenvolver políticas de gestão e ampliar o policiamento comunitário.
A comitiva asiática conheceu o trabalho feito pelos núcleos gaúchos a partir da metodologia japonesa. O Rio Grande do Sul, junto com São Paulo e Minas Gerais, é considerado modelo no uso deste tipo de ação policial.
No início de junho, oficiais da BM participaram do curso de policiamento comunitário no Japão. Fizeram visitas técnicas em Tóquio e na província de Shiba, onde observaram e demonstraram as atividades de rádio patrulha e atendimento ao público em bases comunitárias. A BM utiliza a metodologia e conta com oito oficiais especialistas pelo estado.
Os japoneses também conheceram as atividades de policiamento do 20º BPM, na zona norte de Porto Alegre. Neste sábado, visitarão os núcleos de polícia comunitária do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, em Caxias do Sul.
Acordo
Assinado em dezembro de 2014, o Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Japão busca a melhoria e ampliação do policiamento comunitário nacional. O modelo é reconhecido por reduzir os índices de violência e criminalidade, a médio e longo prazo, utilizando policiais militares que interagem com as comunidades.
Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Secom