Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM realiza processo de inclusão de 860 alunos soldados para curso de formação

Publicação:

Grupos de 158 alunos se apresentara na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre. O grupo está distribuído em fila no gramado do campo da escola.
Nesta segunda-feira pela manhã, 158 alunos se apresentaram na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre

As máscaras de proteção contra o coronavírus não impediram de ver a alegria e a expectativa estampadas no rosto dos 860 candidatos aprovados no último concurso para o cargo de soldado da Brigada Militar. Os jovens realizaram, ao longo da última semana, a etapa final do processo seletivo, no Departamento de Ensino (DE) da BM, em Porto Alegre. Nesta manhã, os agora  alunos soldados foram recepcionados nas Escolas de Formação em Porto Alegre, Osório e Montenegro, na Escola de Sargentos em Santa Maria, e em outros três pólos de ensino nos municípios de Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa.

Ao longo da semana passada, os futuros soldados entregaram a documentação para fins de sindicância da vida pregressa e o exame toxicológico, em uma estrutura montada no ginásio do DE. No local, reuniram-se cerca de 50 brigadianos dos departamentos Administrativo, de Logística e Patrimônio, de Saúde, de Informática e de Ensino, em uma estrutura montada para acolher os candidatos com segurança em virtude da pandemia.

De acordo com o major Edi Paulo Garcia de Ávila, chefe da Seção de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento (DA- Dresa), foram observadas todas as orientações respectivas de saúde. “Com distanciamento, o efetivo conferiu toda a documentação e já foi realizado o processo de inclusão dos candidatos no sistema RHE”, relatou o oficial.

O diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, disse que os novos soldados já concluíram o processo de inclusão e escolheram, de acordo com as vagas disponíveis e classificação, o local onde irão realizar a formação de 1.650 horas-aula. Ele ainda destacou que os polos de ensino foram escolhidos em virtude da excelência que foi atingida na formação recente de turmas de soldados nesses locais.

A candidata Tayner da Silva Garcia vem de família brigadiana – avô sargento, pai tenente e irmão soldado. “Mesmo com formação em Serviço Social, hoje eu realizo um sonho, espero ingressar e seguir carreira”, disse sorrindo com os olhos.

Como já se tornou comum nos últimos concursos, há muitos candidatos de outros estados. Victor Nascimento de Castro, 25 anos, de Belo Horizonte, também destacou a admiração pela Brigada Militar, mesmo não residindo em solo gaúcho. “Vim aqui para dar o meu melhor e ajudar a sociedade”, assegurou o jovem.

Com essa inclusão, a BM cumpre o cronograma apresentado pelo Governo do Estado, sendo esse o primeiro contingente dos três que ingressarão nos próximos anos, somando 1.576 novos servidores. O comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, destacou que os novos soldados “terão por missão manter a queda nos indicadores de criminalidade". "A BM é uma instituição que completará 183 anos e que, em todo este período, se manteve relevante para o povo gaúcho, sendo essa importância um reflexo da formação de seus homens e mulheres”, ressaltou o comandante. O coronel Mohr ainda desejou “boas-vindas aos novos soldados, e que tenham plena realização como policiais militares”, completou.

Texto: sargento Sabrina Ribas/PM5
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública