Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM forma 35 instrutores do Proerd que vão atuar nas regiões prioritárias do RS Seguro

Publicação:

Turma de 35 novos instrutores do Proerd e professores do curso de formação, todos policiais militares, posam para foto em escadaria na sede da Ajuris, onde ocorreu a formatura. Ao centro, PM mulher segura leão de pelúcia, mascote do programa.
Turma recém-formada teve o acompanhamento de dois integrantes do Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), dos EUA - Foto: Robson Alves/BM

A Brigada Militar formou 35 instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia de formatura foi no auditório da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), em Porto Alegre, nesta sexta-feira (4/10). O curso de formação começou em 23 de setembro e teve 110 horas-aula de conteúdos como legislação, método pedagógico e efeitos psicossociais das drogas entre outros conhecimentos.

Os policiais militares agora qualificados pelo Proerd vão orientar estudantes sobre os riscos das drogas e de práticas violentas. Eles vão atuar nos bairros mais vulneráveis dos 18 municípios prioritários do programa RS Seguro.

Através de estudos da criminalidade, o programa identificou nessas cidades a ocorrência de mais de 80% dos homicídios do Estado e de 90% dos roubos de veículos. Alinhada com o segundo eixo do programa, o das políticas sociais preventivas, a atuação dos novos instrutores nesses locais foi pensada para auxiliar nas estratégias de diminuição dos indicadores.

”Com a redução da criminalidade nestas cidades, vamos impactar o Estado inteiro e o Proerd vai ajudar com o fortalecimento dos nossos jovens para que digam não às drogas, que levam a outras formas de violência”, disse o comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda.

O comandante ainda destacou a importância da prevenção na formação de uma sociedade menos violenta. “As muitas demandas de um policial muitas vezes fazem com que ele esteja mais focado na repressão. Mas o policiamento não é feito só por quem faz a prisão e a apreensão de drogas. É muito necessária a ação preventiva dentro das comunidades. Por isso nós consideramos o Proerd o maior programa da Brigada Militar”, afirmou.

Comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, discursa em púlpito com microfone para platéia de PMs que lotou auditório da Ajuris para formatura de novos instrutores do programa.
Comandante-geral da BM, coronel Ikeda destacou a importância da prevenção na formação de uma sociedade menos violenta - Foto: Robson Alves/BM

A turma que se formou nesta sexta teve o acompanhamento dos americanos Rafael Morales e Ruel Fuentecilla, integrantes do Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), entidade que desenvolveu um método de combate às drogas nas escolas na década de 1980 nos Estados Unidos. Com a avaliação do D.A.R.E., a Brigada Militar foi recertificada para aplicar o método.

“Hoje recertificada para que possa atuar com as crianças, a BM pode orientar os jovens da comunidade sobre o momento da tomada de decisão na hora de dizer não às drogas. É um papel fundamental”, disse o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Frota.

Coordenador estadual do Proerd, o coronel Ricardo Hoffman disse que o programa aproxima os policiais militares da comunidade. “Eles agora são também educadores sociais e o comportamento do policial muda com esta aproximação. O PM que deu aula nas escolas com o Proerd retorna para a tropa com uma visão diferente do mundo e da atuação comunitária da polícia. É um programa que marca tanto a vida dos alunos como a dos policiais”, afirmou.

Trajetória de duas décadas

Em seu discurso para os formandos, o coordenador fez um apelo: “Não esmoreçam, não fraquejem com as pedras que aparecerem no caminho. Vão em frente porque a sociedade e os nossos jovens precisam de vocês”, pediu.

Os policias que atenderam a este chamado e agora são instrutores confirmam que o curso já mudou suas trajetórias, como é o caso da soldado Regiane Rios, que atua em Cachoeirinha. “O curso é um divisor de águas. Existe a policial Rios antes e depois do Proerd. Como o programa é sobre prevenção, nós vemos nele uma forma eficaz de combate à violência”, disse. 

A soldado Lenara de Menezes, além de comemorar a formatura, estava celebrando também o seu aniversário. Os colegas de turma, que vibravam com a entrega de cada certificado, homenagearam Lenara com um parabéns quando chegou o seu momento. “Desde criança eu acompanho o programa e quando entrei na corporação este foi um dos meus primeiros objetivos. O Proerd promove o renascimento do policial. E como hoje é meu aniversário, deu bem certo. É um renascimento de quem eu sou como policial”, contou.

O Proerd existe no Brasil desde 1992, implantado pela polícia militar do Rio de Janeiro. O programa chegou ao Rio Grande do Sul em 1998. Atualmente, tem 852 instrutores habilitados. Desde o início no Estado, já foram 300 municípios abrangidos e 3.048 escolas visitadas.

00:00:00/00:00:00

Brigada Militar formou 35 novos instrutores do Proerd

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Secretaria da Segurança Pública