Bloqueios no entorno do Centenário para o Gre-Nal terão início às 14h
Publicação:

Autoridades das forças da Segurança Pública do Estado realizaram uma videoconferência na tarde desta terça-feira (21/7) para afinar os procedimentos na retomada dos jogos do Campeonato Gaúcho, que reinicia amanhã (22/7). As chefias das instituições ligadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP), além de representantes do Ministério Público (MP), do Tribunal de Justiça (TJ-RS), da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e de prefeituras envolvidas alinharam os protocolos para realização de bloqueios no entorno de estádios que irão receber partidas. O objetivo é, além de garantir a segurança das atividades, evitar aglomerações de torcedores e assegurar o cumprimento do distanciamento controlado, necessário para prevenir o contágio pela Covid-19.
A FGF confirmou o calendário da 4º rodada, com jogos entre quarta e quinta-feira, nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Lajeado. A entidade afirma que reforçou a adoção de todas as medidas sanitárias para assegurar a proteção dos atletas e funcionários dos clubes envolvidos, bem como o apoio às forças de segurança em relação ao controle de circulação de pessoas na área dos estádios.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, destacou que a instituição já mobilizou efetivo para assegurar os bloqueios e evitar aglomerações em torno dos estádios no perímetro entre 300 e 500 metros. Para o clássico Gre-Nal desta quarta-feira (22/7), às 21h30min, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, serão cerca de 150 homens mobilizados. Além do efetivo local haverá reforço de patrulhas táticas do 1º Batalhão de Choque de Porto Alegre e do 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon), ambos de Porto Alegre. A movimentação para bloqueio da área começa às 14h. Em Lajeado, onde Ypiranga e Esportivo disputam no Estádio Alviazul a partir das 15h, os bloqueios devem ter início duas horas antes, às 13h.
O Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, emitiu uma recomendação reforçando a necessidade das medidas de segurança sanitária e orientando a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul a decretar o fechamento dos bares e demais estabelecimentos existentes no perímetro de bloqueio do Centenário, também para evitar possíveis aglomerações.
O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, agradeceu a mobilização de todas as instituições e assegurou que a Guarda Municipal e as secretarias municipais de Segurança Pública e do Urbanismo, assim como os demais órgãos de fiscalização, estão a postos e terão atuação preventiva. Duas horas antes do início do Gre-Nal, equipes das pastas e da Guarda Municipal farão vistorias para orientar o fechamento dos estabelecimentos no entorno do Centenário.
Conforme o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), coronel Alex Ruzick, a corporação realizou a conferência dos Planos de Proteção e Prevenção Contra Incêndios (PPCIs) dos estádios e atestou a validade de todos, orientando a manutenção das medidas de segurança existentes. O CBMRS também terá efetivos de prontidão para emergências.
O delegado regional de Caxias do Sul, Paulo Rosa, informou que as delegacias da Polícia Civil na região terão plantões reforçados durante os jogos para atender eventuais ocorrências. O mesmo irá ocorrer em Lajeado e cidades vizinhas. Também haverá viaturas e agentes da instituição nas imediações do Centenário.
A diretora do Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP) da SSP, delegada Cristiane Pasche, informou que a pasta tem mantido monitoramento para identificar eventuais mobilizações e auxiliar a execução do planejamento pelas polícias na ponta. O Tribunal de Justiça também estará presente, com atuação do Juizado Especializado Criminal, para encaminhar eventuais autuações por descumprimento das medidas preventivas.
Além da segurança especial do entorno do Centenário, em Caxias do Sul, haverá monitoramento da movimentação de rodovias que levam à Serra. Em Porto Alegre, a BM também terá reforço no policiamento para evitar aglomerações em pontos que costumam receber concentração de torcedores, em especial nas proximidades da Arena do Grêmio e do Estádio Beira-Rio.
Texto e edição: Ascom SSP