BAvBM completa 32 anos protegendo os gaúchos pelo ar

Solenidade de comemoração dos 32 anos do Batalhão de Aviação da BM (BAvBM)
Solenidade de comemoração dos 32 anos do Batalhão de Aviação da BM (BAvBM) - Foto: Divulgação/BM

O Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) comemorou nesta segunda-feira (27/9) seu 32º aniversário e um evento no seu hangar do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre relembrou a história de heroísmo de seus integrantes em importantes ações para a sociedade gaúcha.

A celebração da data iniciou em 1989 com reativação dos serviços aéreos da corporação, por meio do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA). Com o passar dos anos, a atividade aeropolicial passou a se desenvolver de forma relevante, agregando aeronaves e atribuições para o cumprimento das mais diversas missões. Foi a partir do GPMA que surgiu o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, que atualmente conta com os esforços dos policiais militares na garantia de segurança da população gaúcha e no auxílio em diversas outras atividades.

Entre essas ações, está o transporte de vacinas contra Covid-19. Ao longo da pandemia já foram realizadas dezenas de operações de distribuição de vacinas para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) em diversas regiões do Estado. Também faz parte da rotina do BAv/BM o transporte aéreo e ágil de órgãos para transplante, além do apoio a operações policias.

Comendas comemorativas
Foram entregues comendas comemorativas a policiais militares e civis, colaboradores do BAvBM - Foto: Divulgação/BM
Para celebrar e agradecer os serviços dos policiais militares e civis colaboradores do BAvBM, durante o evento também foram entregues comendas comemorativas. A honraria visa distinguir oficiais e praças da Brigada Militar, bem como civis, que tenham se destacado tanto no sentido de promover o desenvolvimento da aviação brigadiana, bem como reforçar positivamente a imagem desta unidade especial, e também aqueles com relevante atuação em atividades aeropolicial e de segurança operacional.

O evento contou com a presença do comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, do subcomandante-geral, coronel Cláudio dos Santos Feoli, do chefe do Estado-Maior da BM, coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, do comandante do BAvBM, tenente-coronel Leandro Brandão dos Santos, do ex-comandante do BAvBM, coronel Ataíde Moraes Rodrigues, e demais autoridades.

Cauda de helicóptero escrito Brigada, ao fundo a bandeira do Brasil
Desde 1989, quando os serviços foram reativados, o BAvBM auxilia na proteção dos gaúchos - Foto: Divulgação/BM

Texto: João Gabriel Nunes/Estagiário SSP e Major Andressa/PM5
Edição: ASCOM/SSP