BAvBM completa 32 anos protegendo os gaúchos pelo ar
Publicação:

O Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) comemorou nesta segunda-feira (27/9) seu 32º aniversário e um evento no seu hangar do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre relembrou a história de heroísmo de seus integrantes em importantes ações para a sociedade gaúcha.
A celebração da data iniciou em 1989 com reativação dos serviços aéreos da corporação, por meio do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA). Com o passar dos anos, a atividade aeropolicial passou a se desenvolver de forma relevante, agregando aeronaves e atribuições para o cumprimento das mais diversas missões. Foi a partir do GPMA que surgiu o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, que atualmente conta com os esforços dos policiais militares na garantia de segurança da população gaúcha e no auxílio em diversas outras atividades.
Entre essas ações, está o transporte de vacinas contra Covid-19. Ao longo da pandemia já foram realizadas dezenas de operações de distribuição de vacinas para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) em diversas regiões do Estado. Também faz parte da rotina do BAv/BM o transporte aéreo e ágil de órgãos para transplante, além do apoio a operações policias.
O evento contou com a presença do comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, do subcomandante-geral, coronel Cláudio dos Santos Feoli, do chefe do Estado-Maior da BM, coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, do comandante do BAvBM, tenente-coronel Leandro Brandão dos Santos, do ex-comandante do BAvBM, coronel Ataíde Moraes Rodrigues, e demais autoridades.

Texto: João Gabriel Nunes/Estagiário SSP e Major Andressa/PM5
Edição: ASCOM/SSP