Assinado decreto que transforma o GATE em BOPE
Publicação:

O governador do Estado, José Ivo Sartori, apresentou uma série de medidas para a Segurança Pública nesta quinta-feira (20). Entre as medidas, ocorreu a assinatura do decreto que transforma o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) em Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Batalhão de Operações Especiais (BOE) em Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).
“Nós temos um alinhamento doutrinário com outros Estados da Federação, 17 Estados já possuem essa divisão de especialização, onde temos operações especiais dentro de um nível estratégico. Ganhamos, além do alinhamento doutrinário, foco e treinamento”, disse o comandante do 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE), tenente-coronel Cláudio dos Santos Feoli.
Conforme o comandante do GATE, major Felipe Costa Santos Rocha, “o BOPE visa dar uma melhor prestação de serviço à sociedade gaúcha. Algumas das ações que compõem as atividades são: controle de explosivos, intervenção com reféns, negociação, atiradores de precisão e demais especialidades. Com essa nova estruturação, nós vamos conseguir dar estrategicamente uma melhor resposta e reduzir indicadores de criminalidade, qualificando a segurança da sociedade”.
O secretário da Segurança Pública Cezar Schirmer exaltou a decisão. “Com a medida, o Rio Grande do Sul se moderniza e poderá alcançar patamares de excelência semelhantes aos dos melhores serviços de emergência do mundo”.
Participaram do evento o governador José Ivo Sartori, o secretário da SSP, Cezar Schirmer, o secretário-adjunto, Everton Santos Oltramari, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cléber Valinodo Pereira, o chefe de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, diretora do Instituto-Geral de Perícias, perita Heloisa Helena Kuser, superintendente dos Serviços Penitenciários, Ângelo Carneiro, representantes das demais secretarias de Estado, do Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, prefeituras e demais autoridades.
Comunicação Social/EMBM
Texto: Sd Daniela Alvienes – PM5