Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Assinada ordem de início das obras da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul

Publicação:

A nova unidade será construída no bairro Colonial, em área próxima ao Zoológico de Sapucaia do Sul
A nova unidade será construída no bairro Colonial, em área próxima ao Zoológico de Sapucaia do Sul - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva

A assinatura do início das obras da futura Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul ocorreu nesta quinta-feira (27), em ato que contou com a presença do governador José Ivo Sartori, realizado junto à entrega de viaturas para aos órgãos da Segurança Pública. A obra será executada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos e deve iniciar em 02 de janeiro de 2019.

A nova unidade será construída no bairro Colonial, em área próxima ao Zoológico de Sapucaia do Sul, e possuirá 8,8 mil metros quadrados de área construída. Ao todo, serão criadas 600 novas vagas em regime fechado – oito delas, destinadas a portadores de necessidades especiais.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou o empenho da atual administração estadual no combate ao déficit carcerário. “Entre inaugurações, ampliações de unidades e projetos viabilizados, ultrapassamos a marca de oito mil vagas geradas. Isso demonstra vontade política, prioridade para o sistema prisional e gestão eficiente. Deixamos o governo com duas unidades para serem inauguradas (Bento Gonçalves e Sapucaia do Sul) e outras cinco encaminhadas: Alegrete, Passo Fundo, Caxias do Sul, Rio Grande e Guaíba”.

Este será o terceiro presídio viabilizado pelo Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul. Pela permuta, a empresa Verdi Sistemas Construtivos receberá a área onde hoje se encontra o Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, avaliada em R$ 40,5 milhões, e uma série de imóveis do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER).

Em troca, a empresa se comprometerá a construir a nova unidade, de acordo com o projeto aprovado pela força-tarefa composta pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O presídio será erguido a partir da montagem de celas em monobloco GRC+CAD (concreto reforçado de alto desempenho) –, técnica que também foi utilizada no Complexo Prisional de Canoas e na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.

Contrapartidas do Estado ao município

Uma série de medidas será adotada pelo Estado, em virtude do apoio prestado pela prefeitura de Sapucaia do Sul para a implantação do presídio no município. Entre elas, está a construção de uma nova sede para o 33º Batalhão de Polícia Militar, cuja área já está destinada pelo Estado, e a implantação de uma nova delegacia de polícia.

Secretaria da Segurança Pública