App da BM que agiliza registro de ocorrências é destaque em Seminário Internacional de Polícia Comunitária
BMMob permite confecção de boletins e consulta à informações diretamente em smartphones e tablets
Publicação:

Usar a tecnologia como aliada para aprimorar os serviços prestados pela Segurança Pública à população. Esse é o objetivo do BMMob, o aplicativo utilizado pela Brigada Militar para agilizar o atendimento no registro de boletins de ocorrência e termos circunstanciados direto em smartphones e tablets, o que diminui em até cinco vezes o tempo de atendimento, além de eliminar o uso de papel e facilitar o trabalho dos policiais. A ferramenta é um dos destaques apresentados no Seminário Internacional de Polícia Comunitária, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, na Capital. Uma base móvel da BM estará em frente ao local durante os dois dias do evento, nestas terça-feira (26/11) e quarta-feira (27/11), com demonstração do funcionamento do app.
Utilizando a plataforma android, o BMMob pode ser instalado por todos os policiais militares em atividade de policiamento. Disponível na store da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), o app é de fácil utilização e preenchimento, permitindo além da confecção dos boletins de ocorrência, o georreferenciamento do local do fato, o autopreenchimento de campos através da inserção de RGs e placas de veículos.
A ferramenta possibilita ainda a consulta a indivíduos, placas e armas, facilitando o trabalho do policial no momento de abordagens e diminuindo os pedidos de consultas aos centros de despachos de ocorrências, descongestionando linhas telefônicas e atendentes de serviço dos ramais 190. As fotos, vídeos e áudios captados no momento do atendimento da ocorrência também podem ser registrados pelo policial militar no BMMob e transmitidos para o Sistema de Informações Operacionais da Brigada Militar (SIOP), ficando anexados à ocorrência para auxiliar a investigação.
Além de facilitar o trabalho de quem está nas ruas, o aplicativo também otimiza o serviço dos policiais militares que atuam nos cartórios das unidades da Brigada. Anteriormente, todas comunicações de ocorrência e termos circunstanciados confeccionados fisicamente tinham que ser digitados nos cartórios. Hoje, com o BMMob, a documentação é feita digitalmente pelo policial militar na rua, transmitida para o SIOP nos cartórios, onde passa apenas por revisão e conferência.
O aplicativo, que vai ao encontro do terceiro eixo do Programa Transversal e Estruturante RS Seguro – melhoria do atendimento ao cidadão –, também facilita a aproximação dos policiais militares com a comunidade, tema do seminário internacional que ocorre na PUCRS, com debates sobre ações desenvolvidas na área em diversos Estados brasileiros e também em outros países.
A abertura oficial será às 14h desta terça-feira (26). Na quarta-feira (27/11), o evento se inicia às 8h e o encerramento ocorre às 12h30min. No primeiro dia, o painel de abertura aborda “O planejamento estratégico da Brigada Militar com foco no atendimento ao cidadão”. Na sequência, a segunda palestra trata de “Ações de Polícia Comunitária no cenário internacional: uma visão dos Estados da Espanha e Japão”. O terceiro painel, que encerra a programação de terça, discute a utilização de “Bases Móveis Comunitárias na Operação Golfinho como estratégia de aproximação comunitária”.
No segundo dia de evento, as palestras colocam em debate experiências de policiamento comunitário em outros Estados do país. O primeiro painel discute “A atuação em Conselhos Comunitários de Segurança nos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo”. A última palestra da programação aborda “A ferramenta de projetos de Segurança Solidária nos Estados de Minas Gerais e São Paulo”.
Aplicativo BMMob
Conheça o aplicativo BMMob, solução desenvolvida pela Procergs que auxilia no registro de atendimento de ocorrências da Brigada Militar. Lançado como projeto piloto em março de 2018, o aplicativo BM MOB, solução móbile para registro de ocorrência pelos Crédito: TV PROCERGS
AVISO DE PAUTA
O quê: Demonstração do aplicativo BMMob e Seminário Internacional de Polícia Comunitária.
Quando:
- Dia 26/11, das 14h às 19h
- Dia 27/11, das 8h às 12h30min.
Onde: Teatro do Prédio 40 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre).