Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM celebra aniversário e forma 865 novos soldados

Além da formatura dos novos brigadianos, foram entregues medalhas em honra ao aniversário da instituição

Publicação:

Os novos soldados estão prontos para o emprego na missão de policiamento ostensivo
Os novos soldados estão prontos para o emprego na missão de policiamento ostensivo - Foto: Grégori Bertó/SSP

No dia em que comemora 184 anos, a Brigada Militar (BM) incluiu em suas fileiras, na manhã desta quinta-feira (18/11), 865 novos soldados. As solenidades de formatura aconteceram simultaneamente em seis municípios do Estado e puderam ser acompanhadas de maneira híbrida - presencial ou através de transmissões ao vivo. Em Porto Alegre estiveram presentes o governado, Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Junior.

Com início em março deste ano, o Curso Básico de Formação de Polícia Militar (CBFPM) da BM aconteceu em seis cidades. O ensino dos 649 homens e 216 mulheres foi supervisionado pelo Departamento de Ensino da instituição. A coordenação e execução das aulas ficaram sob a responsabilidade das Escolas de Formação de Porto Alegre, Osório, Montenegro, Rio Pardo, Santa Maria e Santa Rosa. O curso, que tem o total de 1.730 horas, capacita os novos militares estaduais a desempenhar as atribuições do cargo de soldado da BM. O aporte teórico qualifica os soldados nas funções de polícia ostensiva, executando na prática os conhecimentos acadêmicos proporcionados pela formação, em consonância com os fundamentos de uma polícia cidadã, voltada para a prestação de um serviço de segurança pública de qualidade.
Entre as disciplinas ministradas os servidores aprenderam sobre Identidade Corporativa, Ordem Unida, Legislação Aplicada a Função, Comunicação Operacional, Defesa Pessoal, Direito Administrativo, Decisão de Tiro, Saúde Física, Direito Penal, Direito Constitucional, História da Brigada Militar, Ética e Cidadania e Direitos Humanos, além do estágio supervisionado. Devido à pandemia de Covid-19 as turmas foram reduzidas para, no máximo, 20 alunos por sala de aula, além das orientações dentro dos protocolos sanitários estabelecidos pelo Estado.

Os novos brigadianos agora reforçam o quadro de servidores da Instituição, com foco na missão de “servir e proteger"
Os novos brigadianos agora reforçam o quadro de servidores da Instituição, com foco na missão de “servir e proteger" - Foto: Grégori Bertó/SSP

Os formandos receberam de seus padrinhos e madrinhas a cobertura branca da BM. A troca da boina pela cobertura simboliza que os novos soldados estão prontos para o emprego na missão de policiamento ostensivo. Após o juramento, onde os soldados se comprometeram a defender a sociedade gaúcha, mesmo com o risco da própria vida, o soldado Andrio Vargas Nunes recebeu a medalha Coronel Odilon, do governador Eduardo Leite, por ter sido o primeiro colocado no CBFPM.

Comemorando os 184 anos da instituição, o comandante-geral exaltou os esforços do governo com a segurança
Comemorando os 184 anos da instituição, o comandante-geral exaltou os esforços do governo com a segurança - Foto: Grégori Bertó/SSP

Em saudação aos formandos, os oradores relembraram os desafios da trajetória. A soldado Tainá de Moura Maria fala do amadurecimento que tiveram durante o curso de formação. "Não somos mais quem éramos, hoje sabemos a importância da nossa profissão. Sabemos o significado da nossa farda e a certeza de que o trabalho perfeito é servir.", discursou orgulhosa. Já o soldado José Bethoven dos Santos Soares Ortiz trouxe a importância do suporte da família nessa etapa da rotina na caserna. "Obrigado por entender a ausência, por estarmos distante em datas importantes, mas agora faz parte de nossa profissão.", afirmou Ortiz emocionado.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, exaltou a data comemorativa e lembrou os trabalhos do Estados em prol da segurança pública. "Comemoramos 184 anos da criação da nossa Brigada Militar e estamos entregando quase mil homens e mulheres prontos, para dar continuidade a nossa tarefa de proteger a sociedade gaúcha.", disse Santarosa.

O vice-governador e secretário da SSP celebrou a inclusão dos novos soldados
O vice-governador e secretário da SSP celebrou a inclusão dos novos soldados - Foto: Grégori Bertó/SSP

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior reforçou os cuidados com os protocolos sanitários exigidos durante a pandemia do Covid-19. "A Brigada Militar soube, respeitando todos os protocolos sanitários, fazer com que nos pudéssemos chegar nesse momento da formação de todos vocês. Celebrem, aproveitem, este momento de regozijo, este momento de cumprimento de que vocês buscaram desde o primeiro momento, quando foram se inscrever para o concurso, passaram pelas provas, aguardaram o chamamento, fizeram a academia e partir de hoje, vocês são sim, soldados da nossa Brigada Militar", declarou o secretário.

O governador Eduardo Leite recebeu, em nome de todos os gaúchos, os novos brigadianos
O governador Eduardo Leite recebeu, em nome de todos os gaúchos, os novos brigadianos - Foto: Grégori Bertó/SSP

O paraninfo das turmas, o governador Eduardo Leite, evidenciou a importância da Brigada Militar na comunidade gaúcha. "Quero fazer um agradecimento aos 865 novos soldados por terem escolhido essa profissão, essa missão de servir a nossa comunidade, prestando esse juramento em que oferecem a própria vida em risco para manter a tranquilidade dos gaúchos. ", frisou o governador.

Os novos brigadianos agora reforçam o quadro de servidores da Instituição, com foco na missão de “servir e proteger". O ingresso desses novos servidores na Brigada Militar dá continuidade ao cronograma de chamamento apresentado pelo governo estadual, que tem por objetivo assegurar a reposição planejada de efetivo nas instituições de Segurança Pública, no escopo do Programa RS Seguro.

20 pessoas receberam as medalhas: Estrela de Reconhecimento; Tempo de Serviço; Serviços Relevantes e a Cruz de Ferro
15 pessoas receberam as medalhas: Estrela de Reconhecimento; Tempo de Serviço; Serviços Relevantes e a Cruz de Ferro - Foto: Grégori Bertó/SSP

Dentro das comemorações de aniversário da instituição também foram entregues, em Porto Alegre, as medalhas Estrela de Reconhecimento grau prata; Tempo de Serviço - Ouro, Prata e Bronze; Serviços Relevantes a Ordem Pública e Cruz de Ferro.

No total 15 homenageados foram agraciados com a distinção. As medalhas da BM visam homenagear os policiais militares, personalidades, órgãos, entidades públicas e privadas, que tenham se destacado por suas relevantes contribuições prestadas a corporação.

Texto: Kelly Motter/SSP
Edição: Lurdinha Matos/SSP

Secretaria da Segurança Pública