Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Ações de prevenção a violência contra a mulher são tema de debate do COSUD na SSP

Publicação:

Na reunião debateu-se questões sobre enfrentamento, prevenção e atendimento às vítimas
Na reunião debateu-se questões sobre enfrentamento, prevenção e atendimento às vítimas - Foto: Tamires Moraes/SSP
Por Tamires Moraes/SSP

Uma videoconferência permitiu reunir representantes de sete estados para debater questões relacionadas a segurança das mulheres. Este foi o tema da primeira reunião da Comissão Permanente sobre Políticas para as Mulheres do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD). Realizada na sede a Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira (5), a reunião contou, também, com representantes de Santa Catarina, Paraná, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Coordenadora-Geral da comissão, Chefe da Polícia Civil do RS, delegada Nadine Anflor presidiu a reunião que contou ainda com a presença de mais duas representantes do Rio Grande do Sul: delegada Viviane Viegas, diretora adjunta do Departamento de Planejamento e Integração da SSP, e a delegada Tatiana Bastos, Diretora da Divisão de Proteção à Mulher.

A proposta da reunião foi discutir e propor ações para enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher, além de melhorar o atendimento a vítimas de violência.

Comissão Permanente

Na 3ª reunião do COSUD, que ocorreu no dia 25 de maio, em Gramado-RS, foi criada a comissão permanente sobre políticas públicas para as mulheres. Os Secretários de Segurança Pública dos estados Sul e Sudeste indicaram as representantes para integrarem a comissão.

O estado do Espírito Santo está representado pela delegada Cláudia Dematté, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo; e pela dra. Denise Maria Carvalho, Superintendente das Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher do Espírito Santo. Em Minas Gerais a delegada Carla Vidal, Chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família atua como representante do estado. O Paraná é representado pela delegada da Coordenadoria das Delegacias da Mulher, Márcia Rejane Vieira Marcondes.

O Rio de Janeiro tem como representante a coordenadora das Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher, delegada Juliana Emerique. As representantes de Santa Catarina são a delegada Ester Fernanda Coelho, Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil e a delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Avila, Coordenadora das Delegacias de Polícia Civil de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. São Paulo possui como representantes as delegadas Elisabete Sato, Delegada-Geral de Polícia Adjunta da Polícia Civil e Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher.

Secretaria da Segurança Pública