6ª Operação Integrada Metropolitana combate delitos no transporte coletivo

Ações de abordagem e fiscalização em 34 municípios da Grande Porto Alegre empregam mais de 860 agentes e 340 viaturas

WhatsApp Image 2019 05 02 at 18 15 58
Ação integrou órgãos estaduais, municipais e federais - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carlos Ismael Moreira/SSP

Seja ao sair de casa ou ao retornar após um dia de trabalho ou estudo, tudo que o usuário de ônibus e lotação quer é uma viagem tranquila e segura. Para ampliar a proteção aos passageiros e profissionais que atuam no transporte coletivo vai às ruas nesta quinta-feira (2) a 6ª Operação Integrada Metropolitana. A ação, com trabalho conjunto de todos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), além de forças federais e municipais, ocorre em 34 cidades da Grande Porto Alegre, em especial na Capital.

Mais de 860 agentes em 340 viaturas fazem abordagens a linhas de transporte coletivo em pontos estratégicos para deslocamento e nos locais de maior incidência de delitos contra passageiros, motoristas e cobradores de ônibus e lotações. As cerca de 200 ações, coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) dentro do programa RS Seguro, são mais uma medida adotada pelo Estado para buscar a redução dos roubos a usuários do transporte coletivo, único indicador criminal que fechou em alta no primeiro trimestre do ano.

No final de março, foi inaugurada a Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, com um delegado e sete agentes dedicados ao combate e à investigação de crimes desse tipo. Conforme dados divulgados pela SSP no início do mês, o número de casos passou de 66 entre janeiro e março de 2018 para 93 no mesmo período de 2019, sendo mais da metade na Capital.

Além das abordagens aos veículos de transporte de passageiros, a operação também faz barreiras de fiscalização de trânsito para detectar eventuais situações de crime ou irregularidades. Também estão sendo realizadas vistorias em estabelecimentos comerciais e a saturação de presença policial em áreas de maior densidade populacional, visando a prevenção e a repressão dos roubos a pedestre.

Participam da operação desta quinta-feira efetivos de Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito  (Detran), Superintendência dos Serviços Penitenciários  (Susepe), Instituto-Geral de Perícias  (IGP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Exército e Guardas Municipais, além de agentes de trânsito e fiscais dos municípios, da Receita Federal e da Receita Estadual. Toda ação conta ainda com acompanhamento do Ministério Público Estadual.

Desde o lançamento do programa RS Seguro, já foram realizadas quatro edições da Operação Integrada Metropolitana na Grande Porto Alegre e uma nos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Serra. No total, o trabalho resultou em mais de 300 presos, 18 mil abordagens, 11 mil veículos fiscalizados e R$ 300 mil sem procedência comprovada apreendidos.