3º BRBM inaugura nova sede em Garibaldi

Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Júnior descerraram placa de inauguração da nova sede do 3º BRBM, puxando um pano azul que cobria a placa. Autoridades presentes na cerimônia observam.
Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Júnior descerraram placa de inauguração da nova sede do 3º BRBM - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Vanessa Kannenberg Edição: Marcelo Flach/Secom

Com a união de esforços do governo do Estado, através da Brigada Militar, das prefeituras de Garibaldi e Carlos Barbosa, de empresários e entidades da Serra, a sede do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) foi concluída no entroncamento da BR-470 com a VRS-813, em Garibaldi. A inauguração das novas instalações para os policiais que atendem e fiscalizam as rodovias das regiões Serra, Metropolitana e Litoral Norte foi realizada na tarde desta quinta-feira (3/10).

Comandante-geral da BM, cel Mário Ikeda fala com microfone na mão. Em seu entorno, público presente na inauguração da nova sede do 3º BRBM.
Comandante-geral da BM, cel Mário Ikeda celebrou a nova sede pelas melhores condições para atuação dos policiais - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

A cerimônia contou com presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, dos comandantes da Brigada Militar, Mário Ikeda, e do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), coronel José Henrique Gomes Botelho, de prefeitos e outras autoridades.

“Essa nova unidade representa investimento em infraestrutura para o combate à criminalidade. Sairemos todos daqui, poder público, empresas e agentes de segurança, com a sensação de dever cumprido. Embora o governo não esteja colocando dinheiro na obra, estamos colocando mais do que recursos financeiros. Estamos colocando aquilo que o Estado tem de melhor, que é a sua gente, a Brigada Militar e 50 de seus servidores”, reforçou Leite, acrescentando que o efetivo foi garantido, assim como em outros comandos rodoviários, por parte dos 2 mil novos policiais militares recém-formados.

Fachado do prédio da nova sede do 3º BRBM, em Garibaldi. Em frente, grupo de policiais militares e autoridades reunidos.
Também terão como base nas novas instalações o Pelotão Rodoviário de Garibaldi e o Pelotão de Operações Especiais do 3º BRBM - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

O 3º BRBM foi transferido de Bento Gonçalves – onde funcionava junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) - para Garibaldi porque, em 2015, a BR-470 foi devolvida para os cuidados da União. Com isso, a PRF passou a ser responsável pelo trecho e, em 2018, solicitou o espaço para instalar as atividades administrativas da instituição.

As obras da estrutura própria dos policiais rodoviários estaduais começaram há pouco mais de um ano e custaram aproximadamente R$ 2 milhões – sendo cerca de metade doada por empresários da região e a outra oriunda de contribuições das prefeituras de Garibaldi e Carlos Barbosa. A sede tem 952m² de área construída e fica em um terreno de 2,5 hectares cedido pelo município de Garibaldi.

“Temos aqui atendidas duas das três premissas do nosso programa estruturante de governo, o RS Seguro: a integração, dos municípios em parceria com o governo e a iniciativa provada, e o investimento qualificado, já que o batalhão vai proporcionar um serviço mais qualificado à nossa população”, afirmou Ranolfo.

Viatura da Brigada Militar em frente ao prédio da nova sede do 3º BRBM, em Garibaldi.
Obra de R$ 2 milhões: metade doado por empresários e a outra parte veio das prefeituras de Garibalbi e Carlos Barbosa - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

No local, trabalharão os policiais do 3º BRBM, dividido em três companhias, oito pelotões e 17 grupos, espalhados pela Serra, Região Metropolitana, Hortênsias, Vale dos Sinos, Vale do Caí e Litoral Norte. Também terão como base nas novas instalações o Pelotão Rodoviário de Garibaldi e o Pelotão de Operações Especiais do 3º BRBM. O espaço conta com instalações administrativas, alojamentos masculinos e femininos, auditório, almoxarifado, escolinha de trânsito, salas de ensino e treinamento.

Por fim, o governador pediu que “essa façanha” construída mediante parceria entre o poder público e a iniciativa privada sirva de exemplo para que outros sonhos e necessidades dos gaúchos sejam concretizadas.