1° Batalhão de Polícia de Choque realiza treinamento para jornalistas
1° Batalhão de Polícia de Choque realiza treinamento para jornalistas
Publicação:

Nesta segunda-feira (10), policiais militares do 1° Batalhão de Polícia de Choque realizaram treinamento para jornalistas na sede da unidade, na Capital.
O principal foco da instrução foi orientar o posicionamento dos profissionais da imprensa no terreno, com segurança, durante manifestações em que a Brigada Militar precise atuar.
Foram contextualizadas as regras de engajamento que propiciam segurança desde policiais até os manifestantes. Os profissionais de imprensa conheceram equipamentos utilizados pela tropa de choque e fizeram uma oficina de vivência com uma simulação final.
Durante a abertura do curso, o comandante do 1° Batalhão de Choque da BM gaúcha, coronel Cláudio dos Santos Feoli, destacou a expertise da unidade neste tipo de atividade, tendo sido a responsável por ministrar a formação de polícia de choque para as polícias militares dos outros Estados durante a Copa do Mundo de 2014.
A formação tem em vista a prevenção para eventuais ocorrências durante a realização da Copa América 2019, que terá jogos na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O treinamento faz parte do planejamento operacional integrado para segurança da competição, liderado pelo Escritório da Copa América, com sede na SSP, coordenado pelo delegado Leonel Carivali.
O escritório integra o trabalho de todas as organizações de segurança envolvidas com a competição, além de articular o planejamento junto à Secretaria de Operações Especiais (Seopi), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Estiveram presentes, para entrega dos certificados de conclusão do treinamento, o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Cel Marcelo Gomes Frota, o Comandante-Geral da Brigada Militar Cel Mário Yukio Ikeda, o Comandante do 1° BPChq Ten Cel Cláudio dos Santos Feoli, o Delegado do escritório da Copa América Leonel Carivali e demais autoridades, oficiais, praças e civis.
