Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

1° Batalhão de Polícia de Choque realiza treinamento para jornalistas

1° Batalhão de Polícia de Choque realiza treinamento para jornalistas

Publicação:

Abertura do treinamento para jornalistas do 1º Batalhão de Polícia de Choque
Abertura do treinamento para jornalistas do 1º Batalhão de Polícia de Choque - Foto: Robson Alves/Brigada Militar
Por Ascom/SSP

Nesta segunda-feira (10), policiais militares do 1° Batalhão de Polícia de Choque realizaram treinamento para jornalistas na sede da unidade, na Capital.

O principal foco da instrução foi orientar o posicionamento dos profissionais da imprensa no terreno, com segurança, durante manifestações em que a Brigada Militar precise atuar.

Foram contextualizadas as regras de engajamento que propiciam segurança desde policiais até os manifestantes. Os profissionais de imprensa conheceram equipamentos utilizados pela tropa de choque e fizeram uma oficina de vivência com uma simulação final.

Durante a abertura do curso, o comandante do 1° Batalhão de Choque da BM gaúcha, coronel Cláudio dos Santos Feoli, destacou a expertise da unidade neste tipo de atividade, tendo sido a responsável por ministrar a formação de polícia de choque para as polícias militares dos outros Estados durante a Copa do Mundo de 2014.

A formação tem em vista a prevenção para eventuais ocorrências durante a realização da Copa América 2019, que terá jogos na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O treinamento faz parte do planejamento operacional integrado para segurança da competição, liderado pelo Escritório da Copa América, com sede na SSP, coordenado pelo delegado Leonel Carivali.

O escritório integra o trabalho de todas as organizações de segurança envolvidas com a competição, além de articular o planejamento junto à Secretaria de Operações Especiais (Seopi), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Estiveram presentes, para entrega dos certificados de conclusão do treinamento, o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Cel Marcelo Gomes Frota, o Comandante-Geral da Brigada Militar Cel Mário Yukio Ikeda, o Comandante do 1° BPChq Ten Cel Cláudio dos Santos Feoli, o Delegado do escritório da Copa América Leonel Carivali e demais autoridades, oficiais, praças e civis.

Autoridades e alunos presentes no treinamento
Autoridades e alunos presentes no treinamento - Foto: Robson Alves/Brigada Militar
Secretaria da Segurança Pública