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Polícia Civil lança campanha para estimular uso da Delegacia Online

Só 15% das comunicações de perda de documento ocorrem via internet e quase 50% de todos os fatos poderia ser registrada no site

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Reprodução da página inicial do site da Delegacia Online, que está disponível no portal da Polícia Civil.
Página está disponível no site da Polícia Civil - Foto: Reprodução
Por Carlos Ismael Moreira / SSP e Ascom Polícia Civil

Há quase duas décadas, quem perde um documento no Rio Grande do Sul não precisa perder também parte do seu tempo com deslocamento e espera para fazer o registro na Polícia Civil – dá para fazer tudo na internet, em poucos cliques e sem sair de casa. O mesmo vale para outros 15 tipos de ocorrências. E para aumentar a parcela de gaúchos ligados nessa facilidade, foi lançada nesta terça-feira (13) uma campanha para orientar e estimular o uso da Delegacia Online, disponível no site da Polícia Civil.

Criada em 2002, a Delegacia Online tem a finalidade de facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. Por meio site, é possível realizar a comunicação de 16 tipos de fatos, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia.

Card da campanha de utilização da Delegacia Online.
Agilidade é um dos benefícios do serviço, que disponibiliza o boletim em até duas horas, sem a necessidade de sair de casa - Foto: Polícia Civil
O portal oferece agilidade, economicidade e prestação de serviço. Ao fazer o registro por meio da Delegacia Online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Card da campanha de utilização da Delegacia Online.
Serviço pode ser acessado por qualquer computador, notebook, tablet e smarphone com conexão à internet - Foto: Polícia Civil

A campanha de divulgação da Delegacia Online conta com vídeos explicativos e cards com informações que serão veiculados nas redes sociais da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A ampliação do uso da Delegacia Online também pode ajudar a desafogar o volume de atendimento nas delegacias físicas, abrindo espaço para casos de maior gravidade e urgência. Uma avaliação da Polícia Civil verificou que, atualmente, 46% das ocorrências registradas na Polícia Civil são de situações não criminais, que poderiam ser comunicadas pela internet. “Hoje em dia, apenas 15% das ocorrências de perda de documento são registradas através do portal digital”, disse a delegada Silvia Cristina Sehn, responsável pela Delegacia Online.

Para impulsionar a utilização do site, a Polícia Civil estuda orientar que, a partir do ano que vem, essas ocorrências sejam registradas apenas por meio da Delegacia Online, de forma a qualificar o atendimento nas delegacias presenciais para ocorrências efetivamente criminais.

Conforme a chefe de polícia, delegada Nadine Anflor, estimular o cidadão a utilizar a Delegacia Online é fundamental para agilizar e qualificar o serviço ao público. “Temos a preocupação de atender a sociedade com excelência, tanto de forma presencial quanto por meio da Delegacia Online. Mas temos a convicção que o usuário, optando em utilizar o portal para os tipos de crimes previstos, além de ser beneficiado com agilidade e economia de tempo, contribuirá para que os demais cidadãos tenham prioridade no atendimento presencial em delegacias ao efetuarem registros referentes a tipos de crimes ainda não contemplados pelo serviço via internet”, explica Nadine.

ACESSE A DELEGACIA ONLINE – delegaciaonline.rs.gov.br

Também é possível acessar clicando no banner da Delegacia Online na capa do site da Polícia Civil.

Card da campanha de utilização da Delegacia Online aponta os 16 tipos de fatos que podem ser registrados no site.
São 16 tipo de fatos que podem ser acessados - Foto: Polícia Civil
Secretaria da Segurança Pública