Novas tecnologias para a Segurança Pública são tema de fórum na Serra

Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou planejamento do programa RS Seguro

Auditório de hotel em Gramado, lotado de participantes do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública.
Painéis sobre inovações e tecnologias da Segurança Pública ocorrem nestas terça e quarta-feiras - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Lurdenir Matos / SSP

Um encontro para abordar o que há de mais inovador nas tecnologias voltada para a Segurança Pública. Esta foi a temática da abertura do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública – 9ª edição, que ocorre entre os dias 14 e 15 de maio em Gramado, na Serra Gaúcha.

O secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, elogiou a realização do evento e enfatizou a importância da integração e do uso de tecnologias na área. "É a partir da integração que podemos notar na análise dos dados uma queda nos indicadores de violência", analisou.

No primeiro dia do evento, foram realizadas quatro palestras:
- Desafios para a Segurança Pública Nacional;
- O Rápido Avanço das Tecnologias e as Últimas Novidades para a Segurança Pública;
- Soluções de TI para a Segurança Pública
- e Programa RS Seguro, apresentado pelo governador em exercício e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

O primeiro dia do evento ainda contou com a apresentação técnica "Condor: Tecnologias não Letais" e encerrou com a mesa redonda "Os Desafios na Segurança Pública na Visão dos Novos Secretários". A abertura do fórum teve a participação do prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci; do secretário da Segurança Pública de Pelotas e presidente da Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Asgmusp), Aldo Bruno Ferreira; do secretário da Segurança Pública do Tocantins e vice-presidente do Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública (Consesp), Cristiano Barbosa Sampaio; do diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Welligton Clay; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luís Carlos Reischek Júnior; do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda; da chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor; da diretora do Instituto-Geral de Perícias, Heloísa Helena Kuser e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Eduardo Bonfanti.

Autoridades da Segurança Pública no RS compuseram mesa de abertura - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP