Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP recebe 16 viaturas e equipamentos do Programa V.I.G.I.A

Secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, participou de solenidade de entrega dos equipamentos em Brasília

Publicação:

Secretário adjunto, com a mão ao peito, em posição de respeito durante a execução do hino nacional
Secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, representou o Estado na solenidade - Foto: Tom Costa / MJSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) recebeu 16 viaturas, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), da União nesta quinta-feira (25/11). A cerimônia de doação dos equipamentos ocorreu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Distrito Federal. Os bens foram doados pelo MJSP como contrapartida pela atuação do Estado no Programa V.I.G.I.A, desenvolvido pelo ente federal. O secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, representou a instituição na solenidade de doação dos equipamentos e veículos.

O RS recebeu 16 viaturas – 10 para a Brigada Militar (BM), cinco para a Polícia Civil (PC), e uma para o Instituto-Geral de Perícias (IGP) –, 19 capacetes com óculos de visão noturna e 57 kits de atendimento pré-hospitalar para os agentes qualificados durante a operação. A contrapartida é um reconhecimento pelos esforços empenhados pela BM, PC, Corpo de Bombeiros Militar e IGP nas ações dentro do Programa V.I.G.I.A no Estado.

Card do Programa V.I.G.I.A - Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia.
V.I.G.I.A. - Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia - Foto: Divulgação/MJSP

O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A.) – cuja sigla reúne os termos Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia – contempla a união de esforços e a troca de conhecimentos como estratégias no combate de crimes nas fronteiras. Na dimensão física ou tática, o programa tem como intuito fortalecer o enfrentamento da criminalidade com enfoque em organizações criminosas (Orcrim), tráfico, corrupção, contrabando e descaminho, crimes contra propriedade intelectual “pirataria”, crimes ambientais e lavagem de dinheiro.

O V.I.G.I.A. é, portanto, um trabalho integrado, que possui como principal ferramenta no RS a “Operação Hórus”, focada estrategicamente nos crimes transfronteiriços e na diminuição dos índices criminais, garantindo a ordem pública e a paz social nas áreas onde é desencadeada. A ação vai ao encontro das premissas da principal política de segurança pública do Estado, o RS Seguro.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública