SSP realiza segunda edição de seminário sobre segurança em estabelecimentos bancários

Evento promoveu a troca de experiências entre órgãos públicos e instituições de vigilância privada

20220621 094553
o encontro teve como principal objetivo promover o alinhamento técnico, fortalecer os canais de comunicação e as atuações - Foto: Everton Ubal/BM

Nesta terça-feira (21/06), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou a 2ª edição do Encontro Técnico de Alinhamento Sobre Segurança Bancária. O seminário reuniu autoridades das três esferas de poder e representantes de empresas privadas de vigilância para promover a troca de informações que fortaleçam o combate aos crimes contra instituições financeiras.

O secretário adjunto da SSP, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, representou a pasta na abertura do evento, reforçando o empenho na criação de estratégias para a redução dos crimes contra bancos. “Além de estreitar os laços entre as diversas instituições de segurança pública e de inteligência, ações integradas como esse seminário reforçam o compromisso do Estado no combate aos crimes contra instituições bancárias”, afirmou Guerreiro.

Organizado pelo Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP (DCCI), o encontro teve como principal objetivo promover o alinhamento técnico, fortalecer os canais de comunicação e as atuações integradas, além de consolidar o padrão de atendimento de ocorrências envolvendo instituições bancárias. O seminário também buscou estabelecer conexões de troca de informações relevantes e criar processos de trabalho integrado com aprendizado conjunto, além do estreitamento das relações interinstitucionais.

Entre os assuntos debatidos nos painéis, estavam os desafios enfrentados pelas instituições financeiras para proteção de suas unidades, o transporte de valores e a repressão aos crimes contra bancos. A Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal também abordaram a atuação das instituições em ocorrências envolvendo esse tipo de crime.

Apresentando os avanços no combate aos delitos contra estabelecimentos bancários, o chefe do Observatório Estadual da Segurança Pública, coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, abordou o recorte histórico de indicadores no RS. Em 2021, o Estado teve redução recorde nos ataques a banco, frente ao pico de registros deste tipo de crime, que ocorreu em 2018. No ano passado, foram 40 registros, o que significa retração de 79,2% na comparação com três anos antes.

Em dezembro de 2021, a SSP realizou a primeira edição do encontro. As instituições de Segurança também têm elaborado estratégias para aprimorar cada vez mais o combate aos crimes bancários. Em abril, cerca de 150 operadores de segurança de instituições municipais, estaduais e federais realizaram um exercício simulado do Plano de Defesa de Cidade em Caxias do Sul, na Serra. A atividade foi liderada pela BM e visou treinar a pronta-resposta das forças de segurança contra ataques a banco por organizações criminosas. No último dia 14, a instituição repetiu o simulado, desta vez em Santo Ângelo. Ações semelhantes também foram realizadas anteriormente em Novo Hamburgo e Campestre da Serra.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom/SSP