Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP divulga indicadores criminais de setembro de 2022 no Estado

Publicação:

---
---

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) publicou nesta sexta-feira (14/10), na página de estatísticas de seu site, os indicadores criminais do Rio Grande do Sul referentes ao mês de setembro, consolidando também o balanço dos nove meses de 2022. A divulgação mantém o compromisso de transparência e prestação de contas do serviço essencial de proteção da sociedade.

Pelo segundo mês consecutivo os feminicídios apresentaram redução em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, os homicídios apresentaram alta no nono mês do ano. Os dados mostram também queda nos índices de abigeato e roubo a transporte coletivo, bem como em todos os indicadores de violência contra a mulher monitorados pela SSP. Os roubos de veículos ficaram praticamente estáveis no mês de setembro, enquanto os latrocínios apresentaram o mesmo número em relação a 2021.

Homicídios

Entre os homicídios, o Rio Grande do Sul teve 135 vítimas em setembro, uma elevação de 1,5% frente as 133 do mesmo mês em 2021. No acumulado, o Estado soma 1.226 vítimas, 16 a mais que nos sete meses do ano passado.

vítimas de homicídio RS setembro

vítimas de homicídio RS acumulado de janeiro a setembro
Em Porto Alegre, em setembro os homicídios subiram de 18 no ano passado para 29 neste ano, um aumento de 61,6%. No acumulado, a capital também registra alta nos assassinatos, a soma subiu 11,9%, de 201 para 225.

vítimas de homicídio POA setembro
vítimas de homicídio POA de janeiro a setembro

Latrocínios

Os dados do Estado como um todo apontam estabilidade nos latrocínios em setembro. Nos dois períodos o RS registrou seis latrocínios. No acumulado de nove meses, o Estado teve em 2022 oito casos de roubo com morte a menos que no ano anterior, passando de 49 para 41 ocorrências, uma redução de 16,3%.

vítimas de latrocínios RS setembro
vítimas de latrocínios RS acumulado de janeiro a setembro

Na Capital, em setembro de 2022 não houve registro de latrocínios, enquanto no mesmo mês do ano passado foram registrados três casos. Considerando a soma dos nove meses de 2021 e deste ano, os roubos com morte em Porto Alegre reduziram 53,8%, baixando de treze para seis no período.

vítimas de latrocínios POA setembro
vítimas de latrocínios POA acumulado de janeiro a setembro

Feminicídios

Os indicadores criminais do nono mês no Estado apontam queda de feminicídios em relação ao mesmo período do ano passado. O número de vítimas caiu 14,3%, de sete para seis casos.

vítimas de feminicídios RS setembro
vítimas de feminicídios RS acumulado de janeiro a setembro

Entre essas seis mulheres assassinadas por motivo de gênero no mês, apenas uma contava com medida protetiva de urgência (MPU). Desde janeiro, o Rio Grande do Sul contabiliza 81 feminicídios, dois a mais que nos nove meses de 2021, o que representa uma alta de 2,5%.

O Estado reforça os canais de utilidade pública para o encaminhamento de denúncias anônimas às autoridades policiais quando houver qualquer suspeita ou informação sobre abuso contra mulheres:

190 (situações que demandem socorro imediato)

www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital (Denúncia Digital 181 SSP)

181 (Disque Denúncia SSP)

(51) 98444-0606 (WhatsApp da Polícia Civil)

Violência contra a mulher

Entre os outros quatro indicadores de violência contra a mulher acompanhados pela SSP, além do feminicídio, todos os indicadores do tipo apresentaram queda no mês de setembro. As ameaças diminuíram 16,5% no mês de setembro e as lesões corporais, no mesmo período, apresentaram baixa de 7,1%. As tentativas de feminicídio e os estupros caíram, em setembro, 9,5% e 1,5% respectivamente.

Com os resultados de setembro, a maioria dos indicadores de violência contra a mulher apresentaram queda no acumulado do ano. As lesões corporais, no entanto, ainda têm alta de 0,3%, porém houve queda nas ameaças (6,8%), nos estupros (0,4%) e nas tentativas de feminicídio (2,2%).

Violência contra a mulher RS setembro
Violência contra a mulher RS acumulado de janeiro a setembro

Roubo de veículos

Entre os crimes patrimoniais, o roubo de veículos teve alta de 0,3% em setembro, com um caso a mais do que no mesmo período de 2021. No acumulado, esse tipo de crime manteve a redução, somando 3.353 registros, frente aos 3.720 do mesmo período no ano anterior, uma baixa de 9,9%.

Roubo de veículos RS setembro
Roubo de veículos RS acumulado de janeiro a setembro

Em Porto Alegre, cidade que tem a maior frota veicular e concentra a maior parte dos delitos desse tipo no Estado, o quadro foi de alta em setembro, com 154 roubos de veículos, frente aos 140 que foram registrados no mês em 2021. No acumulado, houve redução na capital, que soma 1.325 casos desde janeiro, 8% menos que os 1.440 de igual período no ano passado.

Roubo de veículos POA setembro
Roubo de veículos POA acumulado de janeiro a setembro

Roubos a transporte coletivo, ataques a banco e abigeatos

Outro crime relacionado à circulação viária urbana, o roubo a transporte coletivo, considerando os delitos contra passageiros e motoristas de ônibus e lotações, reduziu em setembro no Estado. Foram 113 casos em 2021 e 36 neste ano, queda de 68,1%. No acumulado, os dados também apresentaram retração, de 899 ocorrências entre janeiro e setembro do ano passado para 478 no mesmo período de 2022, uma diminuição de 46,8%.

Roubo a transporte coletivo RS setembro
Roubo a transporte coletivo RS acumulado de janeiro a setembro

Houve em setembro o registro de quatro ataques (furtos ou roubos) a banco no Rio Grande do Sul, enquanto no mesmo mês em 2021 foram três registros desse tipo de crime. No acumulado desde janeiro, o Estado soma 22 ocorrências do tipo, 35,3% menos que as 34 registradas em igual período do ano anterior.

Ataques a banco RS setembro
Ataques a banco RS acumulado de janeiro a setembro

No meio rural, os crimes de abigeato (furto de gado) apresentam queda tanto no recorte de setembro quanto no cenário do acumulado, em relação a iguais períodos do ano passado. No mês, o número desse tipo de delito, típico da zona rural, passou de 512 para 361, queda de 29,5%. A soma acumulada desde janeiro é de 3.496 ocorrências de abigeato, o que representa retração de 15% em relação às 4.114 registradas na primeira metade do ano passado.

Abigeatos no RS setembro
Abigeatos RS acumulado
Indicadores POA acumulado de Janeiro a Setembro
indicadores RS acumulado JPG

As tabelas completas estão disponíveis na página de estatísticas do site da SSP. Para aprimorar as comparações, os dados de 2020 e 2021 também foram atualizadas. A medida é um esforço de trabalho do Observatório Estadual da Segurança Pública em ampliar a transparência ativa. Também nesse sentido, desde janeiro, a planilha de 2022 passa a incluir coluna com o número de vítimas de CLVIs. Além de homicídios dolosos, feminicídios e latrocínios, esse conjunto soma registros de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, homicídio doloso de trânsito, lesão corporal seguida de morte, aborto, induzimento/auxilio suicídio e infanticídio. A medida ainda vai auxiliar pesquisadores a acompanharem a evolução do indicador que é avaliado pela GESeg, dentro da metodologia implantada pelo RS Seguro.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Julio Amaral/SSP

 

Secretaria da Segurança Pública