Segurança Pública e PUCRS firmam convênio na área de tecnologia

Pelo acordo, SSP e PUCRS desenvolverão pesquisas com a intenção de aperfeiçoar tecnologias para o combate à criminalidade. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva/SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) trabalharão juntas no desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas. O termo de cooperação, assinado nesta quinta-feira (14) pelo secretário Cezar Schirmer e a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Carla Bonan, é o marco inicial do processo de intercâmbio de conhecimento que se estenderá pelos próximos cinco anos.

Pelo acordo, SSP e PUCRS desenvolverão pesquisas com a intenção de aperfeiçoar tecnologias para o combate à criminalidade. Caberá à secretaria disponibilizar imagens captadas pelo sistema de videomonitoramento, Plataformas de Observação Elevadas (POEs), Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICC-M) e imageadores aéreos.

“A PUCRS é mais um parceiro estratégico que se soma à nossa luta. Tenho convicção de que a expertise da instituição contribuirá em muito nas atividades desenvolvidas no do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI)”, assegurou Schirmer.

A universidade irá realizar pesquisas objetivando a ampliação da capacidade operacional do DCCI, desenvolvendo ou aprimorando tecnologias de videomonitoramento. “Esse tipo de parceria é importante porque beneficia ambas as instituições e estabelece maior aproximação entre o conhecimento gerado na universidade e as necessidades da sociedade”, afirmou a pró-reitora.

Foco da pesquisa

O melhor uso das câmeras de videomonitoramento será possível através desenvolvimento de novas redes neurais e algortimos que viabilizem melhor desempenho na detecção de placas de veículos, softwares de reconhecimento facial e análises por vídeo de pessoas em eventos. “Há carência de dados reais, como os coletados nas câmeras de videomonitoramento da SSP. A partir de agora, começamos a trabalhar novos métodos de análise. Após, compartilharemos a tecnologia resultante, visando maximizar os recursos materiais já disponíveis no Estado”, explicou a professora da Faculdade de Informática e responsável pelo projeto, Soraia Raupp Musse.

Cedência de material

Todo o processo de cedência de material obedecerá a rígidos protocolos de segurança, podendo a PUCRS utilizá-lo apenas para fins acadêmicos e pesquisas. A universidade não poderá repassar, reproduzir, divulgar ou adulterar nenhum dado ou imagem recebido.