Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Indicadores: Maio registra o menor número de homicídios dos últimos 13 anos

Reforço na segurança também levou a reduções expressivas de feminicídios e latrocínios no RS

Publicação:

A baixa nos crimes contra a vida é o impacto mais relevante da ação das forças policiais a partir do planejamento do programa RS Seguro
A baixa nos crimes contra a vida é o impacto mais relevante da ação das forças policiais a partir do planejamento do programa RS - Foto: Divulgação SSP

Com reforço das ações policiais no combate à criminalidade, o mês de maio foi marcado por quedas históricas dos índices de mortes violentas no Rio Grande do Sul. Além da redução de feminicídios e latrocínios, o mês passado também registrou o menor número de homicídios, desde 2010. Os resultados foram obtidos através do planejamento estratégico implementado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), aliado ao aumento de efetivo nas ruas e realização de operações integradas de enfrentamento ao crime organizado.

Desde 2010, o Rio Grande do Sul não fechava um mês com saldo de homicídios tão baixo. Em maio deste ano, foram 106 vítimas, queda de 20% em relação a maio de 2022. Segundo dados da SSP em setembro de 2020 o estado registrou 112 homicídios. Já em Porto Alegre, a tendência de queda também foi observada, com 12 casos, totalizando uma redução de 8% em relação a maio de 2022.

Vítimas de homicídio RS maio

“A diminuição dos homicídios é reflexo de um planejamento tático, operacional e de inteligência, que vem sendo realizado de forma integrada com todas as vinculadas da Segurança. Através do monitoramento diário das manchas criminais, ações ostensivas são realizadas e investigações aprofundadas, resultando em prisões qualificadas e na apreensão de armas e drogas. Nossa estratégia é enfraquecer o crime organizado com a prisão das principais lideranças provocando a asfixia financeira.  Seguiremos realizando estas ações e trabalhando pelo fortalecimento de todo sistema que envolve a segurança pública, assim como a adoção das políticas transversais que marcam o programa RS Seguro”, destaca o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Reforço na ponta

Além de aumentar o efetivo policial, a SSP também realizou a entrega de mais de cem viaturas para os agentes na ponta, garantindo o patrulhamento ostensivo, com pelo menos uma viatura, em cada um dos 497 municípios gaúchos. Também foram realizados investimentos em tecnologia e inteligência, além do chamamento de 1,3 mil novos servidores para a área da segurança pública, entre brigadianos, policiais civis, bombeiros e policiais penais.

Presente em todo território gaúcho, a Brigada Militar trabalha em sinergia com as demais forças policiais com planejamento tático e operacional visando a queda dos indicadores. "Além de reforçar na ponta o atendimento à população, a Brigada Militar busca através da gestão de resultados a redução constante dos índices de violência no RS. Otimizando recursos e materiais, a corporação fortaleceu o enfrentamento à criminalidade atacando diretamente pontos estratégicos do Estado nas cidades e nas zonas rurais, com uma comemorada queda nos índices de abigeato", pontua o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli.

Feminicídio

Em maio, mês que marca o Dia das Mães, os indicadores criminais da SSP voltaram a trazer um alento para a sociedade gaúcha, com a queda de 50% dos casos de feminicídio no Estado. No último mês, foram cinco, contra 10 em maio de 2022. Das cinco vítimas, apenas uma contava com medida protetiva. Já no acumulado, de janeiro a maio, a queda é de 29%, ante mesmo período do ano passado. Neste período, ocorreram 34 feminicídios contra 48 casos.

Vítimas de feminicídio no RS em maio

Além da Delegacia Online da Mulher, o Estado também vem expandindo as Salas das Margaridas, espaço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas delegacias de polícia. Estão em operação, hoje, 75 unidades no RS, além das 21 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Em breve, Porto Alegre contará com uma DP especializada, totalizando 22 no Estado.

Segurança efetiva

A realização de operações, que ocorre de forma integrada entre os órgãos de segurança para reforçar a fiscalização de medidas protetivas, também vem auxiliando na redução dos indicadores.

Monitoramento do Agressor

Em maio, o governo do Estado também concretizou o último passo que restava para iniciar a operação do projeto Monitoramento do Agressor. Para prevenir feminicídios, a iniciativa inédita no país permitirá o uso de tornozeleiras eletrônicas em agressores para evitar que se aproximem de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência (MPU) deferidas pela Justiça com base na Lei Maria Penha. Até o momento, nenhum pedido foi deferido pelo Judiciário.

Latrocínio

Com relação aos latrocínios, o Rio Grande do Sul fechou o mês de maio, sem nenhum caso computado, totalizando uma redução de 100%. Em maio de 2022, foram cinco latrocínios. Já no acumulado do ano, a diminuição chega a 36%.

Latrocínios no RS em maio

De forma conjunta, estamos trabalhando permanentemente no combate ao crime organizado, enfraquecendo o tráfico de drogas e consequentemente os homicídios no RS. "Esta diminuição dos indicadores é resultado da efetiva integração dos órgãos de segurança, execução de grandes operações por parte da Polícia Civil, aliado ao acompanhamento operacional da SSP, que diariamente canaliza energias para debelar os focos de criminalidade do Estado", destaca o chefe de Polícia, Fernando Sodré.

Queda recorde de roubo de veículos no RS

Acompanhando a tendência de queda dos índices de criminalidade, maio também foi marcado pela redução histórica de roubos de veículos no RS, chegando a 21%. Ao todo, foram registradas 317 ocorrências contra 401 em maio de 2022. No acumulado, somando os primeiros cinco meses do ano de 2023, a queda é de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Porto Alegre, a diminuição foi de 12% no mês passado.

Roubo de veículos no RS em maio

Abigeatos

No mês passado, também houve uma redução dos crimes de abigeato no RS. No meio rural, foram computados 300 casos, contra 398 em igual período de 2022, resultando em uma queda de 24,6%.

Abigeatos no RS em maio

Ocorrências bancárias

Em maio, conforme balanço da SSP, não houve alteração dos indicadores. Foram três casos registrados, no mês passado, mesmo número tabulado em 2022.

Ocorrências Bancárias no RS em maio

Roubos ao transporte coletivo

Já com relação ao transporte coletivo, o Estado teve 28 ocorrências a mais no mês passado, alta de 45,9%, em relação a igual período de 2022. Contudo, no acumulado, de janeiro a maio, a redução é 17,5%, totalizando 244 ocorrências registradas contra 296 em comparação com 2022.

Roubo a transporte coletivo no RS em maio

Confira as demais tabelas completas: 

As tabelas completas estão disponíveis na página de estatísticas do site da SSP. Para aprimorar as comparações, os dados de 2020 e 2021 também foram atualizadas. A medida é um esforço de trabalho do Observatório Estadual da Segurança Pública em ampliar a transparência ativa. Também nesse sentido, desde janeiro, a planilha de 2022 passa a incluir coluna com o número de vítimas de CLVIs. Além de homicídios dolosos, feminicídios e latrocínios, esse conjunto soma registros de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, homicídio doloso de trânsito, lesão corporal seguida de morte, aborto, induzimento/auxilio suicídio e infanticídio. A medida ainda vai auxiliar pesquisadores a acompanharem a evolução do indicador que é avaliado pela GESeg, dentro da metodologia implantada pelo RS Seguro.

Texto: Lucas Rivas/SSP

Secretaria da Segurança Pública