Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Indicadores: abril é marcado por reduções históricas de feminicídios e latrocínios no RS

Crimes de roubo de veículos e abigeato também tiveram quedas recorde no Estado

Publicação:

Polícia ágil e pronta resposta aos gaúchos
Polícia ágil e pronta resposta aos gaúchos - Foto: Divulgação/SSP

Com reforço das ações policiais no combate à criminalidade, o mês de abril registrou quedas históricas dos indicadores de feminicídios, latrocínios, roubos de veículos e abigeatos no Estado, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (09/05) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Além do aumento de efetivo nas ruas, a realização de ações específicas também impactou na redução da violência no Rio Grande do Sul.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destaca a integração entre as forças policiais e a realização de investimentos para o fortalecimento dos órgãos de segurança. “A redução dos indicadores é fruto de uma série de ações adotadas pelo governo, que passam pelo aumento de efetivo até os investimentos realizados em tecnologia, equipamentos e infraestrutura. Vamos seguir atuando sempre de forma integrada no combate à criminalidade para garantir um aumento da sensação de segurança entre os gaúchos”, reforça.

Feminicídios: abril registra menor número de casos desde 2012

Os indicadores de feminicídio registraram o menor número da série histórica para o mês de abril no Estado, igualando a marca de 2012, quando o crime passou a ser computado. No último mês foram cinco casos, contra dez em igual período de 2022, totalizando uma queda de 50%. No acumulado de janeiro a abril, a redução foi de 23,7%. No primeiro quadrimestre, foram 29 ocorrências contra 38 no mesmo período do ano passado.

Vítimas de feminicídios no RS em abril
Vítimas de feminicídios no RS em abril - Foto: Divulgação SSP

Os resultados obtidos reforçam a importância das denúncias recebidas. Combater a violência doméstica é um dos maiores desafios da segurança pública e por isso os casos precisam chegar ao conhecimento das polícias gaúchas. Além do telefone 190 para emergências e dos canais de denúncia 181 da SSP e 197 da Polícia Civil, o Estado também dispõe da Delegacia Online da Mulher, para atendimento exclusivo às vítimas de violência.

Através das Salas das Margaridas, a Polícia Civil também proporciona às vítimas um espaço reservado e acolhedor para incentivar a denúncia e auxiliar as mulheres a sair do ciclo da violência. Hoje, 73 municípios do RS contam com este atendimento.

Latrocínios: elucidação célere de crimes contribui para redução das estatísticas

Em abril, os indicadores de latrocínio também diminuíram 50% no Estado. No mês passado, foram registradas quatro ocorrências contra oito em abril de 2022. Já no quadrimestre, o índice chegou a menor taxa desde o começo da série histórica, em 2002. Além disso, pela primeira vez, Porto Alegre fechou um mês de abril sem uma ocorrência deste crime.
Para o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, o empenho da corporação reflete na elucidação célere de crimes contra a vida. "Com planejamento e reforço estrutural, a Polícia Civil vem concentrando cada vez mais esforços no enfrentamento à criminalidade. A elucidação ágil e eficaz dos crimes, impacta diretamente na prisão dos envolvidos em um espaço curto de tempo", pontua.

Latrocínios no RS em Abril
Latrocínios no RS em Abril - Foto: Divulgação SSP

Polícia ágil e pronta resposta

Com relação aos latrocínios, os esforços canalizados pela Polícia Civil resultaram na solução de todos os casos ocorridos no mês passado, resultando em várias prisões. Em Maquiné, por exemplo, o crime foi solucionado em menos de 48h. Confira:

3/4 - Tupanciretã: crime solucionado, quatro presos. Outras prisões ainda podem ocorrer
3/4 - Encantado: crime solucionado, dois presos e um terceiro foragido
8/4 - Júlio de Castilhos: crime solucionado, três presos
21/4 - Maquiné: crime solucionado, um preso e um adolescente apreendido

Homicídio: abril apresenta o menor índice na série histórica em Porto Alegre
O mês de abril na Capital teve o melhor resultado relativo aos crimes de homicídio, desde que passou a ser tabulado em 2010. Foram 24 vítimas no quarto mês do ano, contra 26 em igual período de 2022, totalizando uma queda de 7,7%. No quadrimestre, a queda foi de 7,5%, segundo melhor resultado para o acumulado da série histórica. No RS, abril fechou com 14 vítimas de homicídios a mais, em comparação ao mesmo período do ano passado, alta de 11,4%.

Para fortalecer o combate aos homicídios, a SSP garantiu em abril o ingresso de quase mil servidores para área de segurança pública e realizou uma série de ações contra o crime organizado como a Operação Cerco Fechado, que reuniu mais de 6,2 mil policiais civis e militares, resultando em mais de 300 prisões no Estado, em menos de 24h.

Vítimas de homicídio no RS em Abril
Vítimas de homicídio no RS em Abril - Foto: Divulgação SSP

Vítimas de homicídio em POA em abril
Vítimas de homicídio em POA em abril - Foto: Divulgação SSP

Roubo de veículos: abril também marca maior redução de crimes da série histórica

No último mês de abril, o Rio Grande do Sul computou 322 roubos de veículos, registrando a maior queda desde o início da série histórica iniciada em 2002. Já em relação a abril de 2022, quando ocorreram 334 casos, a queda foi de 3,6%. Este foi o mês de abril com menor roubo de veículos dos últimos 22 anos.

Assim como no Estado, Porto Alegre também seguiu a tendência de queda, fechando o último mês com o menor indicador da série histórica para o período. Foram 124 ocorrências contra 127 em 2022, totalizando uma diminuição de 2,4%.
Já no acumulado de janeiro a abril, houve uma redução de 7,1% dos crimes no Estado, em comparação com o primeiro quadrimestre de 2022.

Roubo de veículos no RS em abril

Além do reforço no policiamento ostensivo, o planejamento adotado também contribuiu para este resultado significativo, explica o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli. "Além de contar com aumento no efetivo, a Brigada Militar também atua diretamente na capacitação e qualificação dos PMs para fortalecer ainda mais o atendimento na ponta. Com ações estratégicas, intensificamos o policiamento ostensivo e reduzimos significativamente o roubo de veículos e demais crimes", ressalta.

Abigeatos: Queda histórica de crimes no campo
No último mês de abril, também houve o menor registro de crimes de abigeato no RS desde o início da série histórica, em 2010. No meio rural, foram computados 246 casos no mês passado, contra 391 em igual período de 2022, resultando em uma queda de 37%. Já no quadrimestre, foi observada uma retração de 21%, em comparação com o ano passado.
Mais de 75% da área total do RS conta com atividade agropecuária.

Abigeato
Abigeato no RS em abril

Roubos ao transporte coletivo também são os menores da história

Reforçando a redução apresentada nos últimos meses no Estado, o registro de ocorrências de roubo no transporte coletivo finalizou com mais um índice histórico no acumulado de janeiro até abril. Foram 153 casos em 2023, queda de 34,9%, comparado aos 235 casos de 2022. Somente em abril, foram 29 ocorrências contra 45 igual período de 2022, redução de 35,6%.

Roubo a transporte coletivo no RS em abril
Roubo a transporte coletivo no RS em abril - Foto: Divulgação SSP

Ocorrências bancárias
Em abril, foram registradas quatro ocorrências bancárias, o que representa uma queda de 20% em comparação com o mesmo mês de 2022. Neste caso, foram computadas ocorrências de furto, sem envolvimento de reféns ou vítimas.

Confira as demais tabelas completas: 

As tabelas completas estão disponíveis na página de estatísticas do site da SSP. Para aprimorar as comparações, os dados de 2020 e 2021 também foram atualizadas. A medida é um esforço de trabalho do Observatório Estadual da Segurança Pública em ampliar a transparência ativa. Também nesse sentido, desde janeiro, a planilha de 2022 passa a incluir coluna com o número de vítimas de CLVIs. Além de homicídios dolosos, feminicídios e latrocínios, esse conjunto soma registros de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, homicídio doloso de trânsito, lesão corporal seguida de morte, aborto, induzimento/auxilio suicídio e infanticídio. A medida ainda vai auxiliar pesquisadores a acompanharem a evolução do indicador que é avaliado pela GESeg, dentro da metodologia implantada pelo RS Seguro.

Texto: ASCOM/SSP

Secretaria da Segurança Pública