Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Empresário é preso em Portão por crime ambiental

Publicação:

Ação faz parte da Operação Ambiente Sustentável e aconteceu no bairro Estação Portão.
Ação faz parte da Operação Ambiente Sustentável e aconteceu no bairro Estação Portão. - Foto: Polícia Civil

A Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), prendeu nesta terça-feira (16), um homem por crime ambiental, em Portão. A ação é mais uma etapa da Operação Ambiente Sustentável e ocorreu no bairro Estação Portão.

Segundo a delegada Marina Goltz, o armazenamento irregular de embalagens com resíduos de produtos químicos inflamáveis e corrosivos foi constatado na área externa da empresa, do ramo de beneficiamento de couros, em desconformidade com as exigências legais.Foram localizadas também pallets contendo retalhos de couro wet blue (tratados com cromo IV) dispostos no pátio, sem impermeabilização do solo e cobertura contra intempéries.

Segundo a delegada, o cromo IV reage com a água da chuva, transformando-se em cromo hexavalente, substância cancerígena e extremamente nociva ao meio ambiente.

O empresário foi autuado em flagrante pelo crime previsto no art. 56 da Lei de Crimes Ambientais, com penas de 1 a 4 anos. Após os procedimentos legais, o preso foi liberado mediante pagamento de fiança arbitrada pela autoridade policial.

Fonte: DEIC

Secretaria da Segurança Pública