Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Dados Estatísticos do Observatório de Segurança Pública

Descrição

A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul mantém, por meio do Observatório Estadual da Segurança Pública, o acompanhamento mensal de uma série de indicadores de criminalidade no Estado. Os números servem de base para o planejamento estratégico das força de segurança, em especial as análises realizadas pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) no âmbito do Programa RS Seguro. Esses dados são públicos e estão disponíveis em planilhas para download por qualquer cidadão.Na página "Indicadores Criminais", há relatórios com dados mês a mês, desde 2002, sobre quantitativos dos 20 principais tipos criminais, como homicídio, latrocínio, roubo e roubo de veículo, no Estado como um todo e em cada um dos 497 municípios do RS.


Na página "Indicadores de Eficiência", há relatórios com dados mês a mês, desde 2007, sobre as principais ações realizadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil, como apreensões de armas e drogas, número de prisões e inquéritos instaurados e remetidos ao Poder Judiciário.


Na página "Indicadores da Violencia Contra a Mulher - Lei Maria da Penha", há relatórios com dados mês a mês, desde 2012, sobre os quantitativos dos cinco principais crimes contra as mulheres – ameaça, lesão corporal, estrupo, feminicídio tentado e consumado – no Estado como um todo e em cada um dos 497 municípios do RS.


Na página "Lei 11.343/99 (Lei Postal) e Lei 12.954 (Lei Stela), há relatórios com dados que atendem as exigências de divulgação semestral determinadas por ambas as legislações.

Secretaria da Segurança Pública