Autoridades gaúchas são agraciadas com a Medalha Tiradentes da Polícia Civil

Maior honraria concedida pela instituição homenageia pessoas e instituições que prestaram importantes contribuições aos gaúchos

autoridades posicionadas no auditório da Polícia Civil, mantendo o distanciamento, durante a cerimônia
honraria concedida pela PC homenageia pessoas e instituições que prestaram importantes contribuições para a sociedade - Foto: Grégori Bertó/SSP

Em cerimônia solene realizada na tarde desta quinta-feira (07/10), 13 personalidades receberam a distinção máxima conferida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul: a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, também conhecida como Medalha Tiradentes. Os homenageados foram indicados e aprovados pelo Conselho de Administração Superior (CAS) da instituição.

O secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, levou as congratulações em nome do governador em Exercício e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, que em razão das agendas de governo não pode se fazer presente. O coronel ressaltou o papel dos homenageados como representantes da autorização coletiva que a sociedade concede à Polícia Civil para a missão da proteção social. "Os senhores e senhoras, assim como nossa herói da nacionalidade, são extremamente virtuosos e altivos. Ao agraciá-los com a Medalha Tiradentes deixamos o nosso muito obrigado e o compromisso de agir cada vez melhor para corresponder à altura essa altivez. Vocês representam aquilo que chamamos de autorização coletiva, o empuxo da sociedade para que os operadores de Segurança Pública, os policiais civis, continuem a desempenhar suas atividades e atribuições com a mesma altivez, com o mesmo comprometimento, a mesma força. E temos dito, assim como a saúde, a segurança nunca parou. Mas muito mais do que não parar, não recuou. E para além disso: avançamos e haveremos de avançar cada vez mais", afirmou Frota.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, discursou em nomes do agraciados e enalteceu a parceria das forças de segurança no combate à pandemia. "Quero deixar nosso muito obrigado e o sentimento de enorme orgulho que será levar essa medalha no peito. É uma honra ainda maior receber esse reconhecimento da Polícia Civil, pois junto com as demais forças, assim como os trabalhadores da saúde, não parou nenhum minuto para garantir a proteção dos gaúchos. Além disso, a segurança é mais uma prova da importância da vacina. Antecipamos o calendário e mais de 20 mil homens e mulheres dos órgãos de segurança foram vacinados, o que também permitiu a manutenção integral dos serviços. Parabéns e obrigado por acreditarem na vacina", afirmou Arita.

A chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, retomou o histórico da criação da Medalha Tiradentes e destacou a colaboração de cada agraciado para a missão da Polícia Civil em servir e proteger a sociedade. "Ninguém trabalha por honrarias, mas queremos ofertar essa homenagem como forma de reconhecimento e comprometimento institucional pela parceria inestimável de cada um dos senhores e senhoras. Sintam-se parte desses 180 anos de história. Queremos considerá-los a partir de hoje verdadeiros policiais civis e chamá-los de colegas. Sintam-se sempre bem-vindos à nossa casa. Gratidão eterna", afirmou a delegada Nadine.

A Medalha Tiradentes, é concedida a pessoas ou entidades que prestaram, na medida de suas possibilidades e atribuições, relevantes serviços à causa da corporação. O nome da medalha rememora o Mártir da Independência e Patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil, sendo modelo de policial com profundo comprometimento com a causa, hoje convertida na Segurança Pública através da Polícia Civil.

Confira a lista de agraciados:

• Cláudio Gastal – Secretário de Planejamento, Governança e Gestão;
  • Arita Bergmann – Secretária da Saúde;
  • Tânia Moreira – Secretária de Comunicação;
  • Artur Lemos Júnior – Secretário da Casa Civil;
  • Gabriel Souza – Presidente da Assembleia Legislativa do RS;
  • Sebastião Melo – Prefeito Municipal de Porto Alegre;
  • Coronel Vanius César Santarosa – Comandante-Geral da Brigada Militar;
  • Marina Pereira Dos Santos Molon – Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN);
  • Lúcio do Prado Nunes – Presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE);
  • Aldronei Antônio Pacheco – Delegado de Polícia Federal e Superintendente Regional da Polícia Federal no RS.
  • Luiz Bernardi – Auditor Fiscal da Receita Federal e Superintendente Regional da Receita Federal no RS;
  • Paulo Roberto Rosa da Silva – Delegado de Polícia Civil aposentado;
  • Mário Sérgio da Motta – Comissário de Polícia lotado na Secretaria da Chefia de Polícia.

Texto: Lurdinha Matos/SSP e Carlos Ismael Severo Moreira/SSP