Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

5.3 mil agentes da Segurança Pública irão atuar na Operação RS Verão Total

BM, CBMRS, Polícia Civil, IGP e DetranRS irão reforçar ações no Litoral, na Serra, na Costa Doce e fronteiras

Publicação:

A foto mostra a equipe do DetranRS
DetranRS fará também as tradicionais campanhas de conscientização - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente, neste sábado (17/12), a Operação RS Verão Total. Somente na área da segurança, nas ações de policiamento, investigação, perícias, combate a incêndio e guarda-vidas, o efetivo será de 5.398 pessoas. 

Com a chegada do verão e das férias, o litoral do Rio Grande do Sul passa a ser o local mais desejado pelos gaúchos. Para que a nova estação possa ser aproveitada de forma segura, uma força-tarefa, chamada Operação RS Verão Total, é formada pelo governo do Estado. O evento de abertura da ampliação dos serviços prestados à população, ocorreu na avenida Beira Mar – Largo Baronda – em Capão da Canoa.

52569461884 d39555a77f k
Secretaria de Segurança Pública irá contar com 16 servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

  O Governador do Estado Ranolfo Vieira Júnior, saudou os secretários e autoridades presentes no evento juntamente com o governador eleito Eduardo Leite, e destacou a importância da prestação dos serviços públicos no Litoral durante este período. “Também quero fazer um esclarecimento à sociedade gaúcha. Muito se falou nesta semana a respeito da pouca cobertura que nós poderíamos ter em relação aos guardas- vidas durante o início da operação. Neste ano, teremos 1004 guarda-vidas, e quero tranquilizá-los mediante esta questão. Quero agradecer o empenho do nosso Secretário de Segurança, Santarosa, Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Luiz Carlos Neves, o apoio da Brigada Militar representado pelo Coronel Feoli e o Procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. Também iremos lançar o edital da construção do viaduto da RS 407 com a Estrada do Mar, com custo total de 45,9 milhões de reais”, destacou.

52569482929 07facc67c2 k
Evento foi realizado no Largo Baronda em Capão da Canoa - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Com coordenação executiva inédita da Secretaria de Turismo, serão contemplados municípios das regiões litorânea, serrana e da fronteira, bem como aqueles em que estejam situados em áreas com balneários de águas abrigadas. No total, 37 órgãos e entidades do Executivo estadual estão envolvidos no desenvolvimento das ações durante o período. As instituições da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com grande protagonismo na ação, estão organizadas para garantir a tranquilidade da população na temporada de sol, viabilizando recursos humanos e materiais para as regiões onde a comunidade costuma passar o período.

Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), mais de 3 mil homens e mulheres serão mobilizados utilizando 903 viaturas e garantindo assim, o incremento das ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o Litoral. A presença também estará ampliada na Serra, na costa doce e nas fronteiras. Até 31 de março de 2023, moradores e turistas do litoral poderão contar com guarda-vidas, mais policiais, operações de trânsito, como a Balada Segura, ações de acessibilidade, a exemplo da Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e incrementos pontuais na saúde pública por meio das ambulâncias tipo C (resgates) do CBMRS.

Corpo de Bombeiros terá 1004 guarda-vidas

A foto mostra os guardas-vidas no início da Operação Verão
Em parceria com os municípios, foram preparados Postos de Salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O CBMRS terá efetivo total de 1.492 servidores na ação. Com capacitações e recertificações realizadas entre o mês de novembro e a primeira quinzena de dezembro, a corporação agora está finalizando o processo de seleção de guarda vidas civis temporários de modo que, até o momento conta com 414 candidatos,  que se somarão aos 397 militares da corporação além de  outros 147 oriundos da BM. Durante a operação, mais 46 militares serão cedidos pela Brigada Militar,  totalizando 1004 guarda-vidas, os quais atuarão em vigilância e salvamento nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos.  Outros 91 bombeiros trabalharão na prevenção e combate a incêndios, resgate em rodovias, reforço operacional, serviço administrativo e projetos sociais, juntamente com os 397 bombeiros que atuam na área de abrangência da operação.

Em parceria com os municípios, foram preparados Postos de Salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas durante a Operação RS Verão Total. Até janeiro estarão ativadas  214 e ao longo da operação, objetiva-se, alcançar a ativação de 272 guaritas.

O CBMRS vai utilizar ainda 56 viaturas leves, nove pesadas e 12 moto aquáticas, ampliando a cobertura de vigilância além do habitual serviço integrado com as aeronaves do Batalhão Aeroviário da Brigada Militar. Os bombeiros militares gaúchos farão também a distribuição de folders, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para dirimir os casos de crianças pedidas.

O público infantil também receberá atenção especial do CBMRS, que terá a participação dos bombeiros militares do projeto social guarda-vidas mirim, no qual são realizadas palestras de prevenção e cuidados na praia.

Brigada Militar desenvolve atividades educativas e tem aumento de efetivo

A foto mostra o efetivo da Brigada Militar
No total, serão 2.498 policiais militares e 675 viaturas ao longo de todo o período da Operação RS Verão Total - Foto: Divulgação BM

A BM terá a participação dos policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que desenvolve atividades de prevenção ao uso de drogas e a de promoção à qualidade de vida. As atividades ocorrem nas duas Bases Móveis Comunitárias instaladas nas orlas de Capão da Canoa e Tramandaí. Os micro-ônibus da BM também farão a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e servirão como ponto de encontro e acolhimento a pessoas que se perderam de amigos e familiares.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) estará nas praias com a Escolinha de Trânsito itinerante, que atenderá todo litoral, acolhendo uma média de 100 crianças por dia, ensinando a gurizada de forma lúdica os cuidados com o trânsito.

Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do CRBM, que totalizam 1.418 militares, a Brigada vai suplementar a atuação com o efetivo do Interior e Capital, reforçando com outros 1.080 brigadianos. No total, serão 2.498 policiais militares e 675 viaturas ao longo de todo o período da Operação RS Verão Total. A corporação ainda vai realizar concertos com a Banda da BM em apresentações nos litorais Norte e Sul, em parceria com prefeituras e entidades locais.

Polícia Civil reforça atuação durante a alta temporada

A foto mostra o grupo de Policiais Civis
Policiais civis também irão realizar atividades educativas, de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Na Polícia Civil, além dos 312 policiais que compõem o efetivo orgânicos das regiões, 948 servidores entre delegados e agentes foram destacados para reforçar a atuação no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, Serra e municípios fronteiriços do RS, utilizando ao todo 135 viaturas. Os policiais civis também irão realizar uma série de atividades educativas, de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas durante o período da Operação. Serão organizadas rústica infantil, circuito de palestras com equipe multidisciplinar do projeto Papo de Responsa e oficinas de educação para o trânsito, com mini buggys da Polícia Civil, entre outras programações.

IGP qualifica serviços no Litoral com a agilidade dos postos de atendimento

A foto mostra servidores do IGP
Postos de identificação estarão reforçados para agilizar a confecção de carteiras de identidade - Foto: Divulgação IGP

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também vai qualificar os serviços no Litoral com médico-legistas, técnicos em perícia, peritos criminais, papiloscopista e fotógrafos, num acréscimo de 84 servidores ao efetivo local de 26 profissionais, empregando sete viaturas, para atender em locais de crimes e perícia em veículos. Os postos de identificação estarão reforçados para agilizar a confecção de carteiras de identidade.

DetranRS promove ações preventivas e promove blitzes

A foto mostra a equipe do DetranRS
DetranRS fará também as tradicionais campanhas de conscientização - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Para as ações preventivas de trânsito, o DetranRS destacou 22 servidores e seis viaturas que irão ampliar a atuação no Litoral. Serão promovidas blitzes nas noites e madrugadas de terça a domingo, até o fim da Operação. O DetranRS fará também as tradicionais campanhas de conscientização, com distribuição de cartilhas e adesivos e veiculação de propagandas em rádio, jornal, TV e redes sociais.

SSP realiza videomonitoramento e operações especiais

A foto mostra a sala de videomonitoramento
SSP irá atuar nas atividades de videomonitoramento e em operações especiais - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Haverá ainda 16 servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) nas atividades de videomonitoramento e em operações (Operação Desmanche e Operação Fios e Cabos), além de mais três viaturas. A agenda da programação com as atividades proporcionadas pelas forças de segurança será divulgada ao longo da Operação RS Verão Total.

Texto: Kelly Motter/Ascom SSP

Edição: Anelize Sampaio/Ascom SSP

 

Secretaria da Segurança Pública