Polícia Civil e Brigada Militar realizam balanço da Operação Mulher Segura no Rio Grande do Sul
Ações intensificaram fiscalização de medidas protetivas e combate ao feminicídio
Publicação:
A Polícia Civil, por meio da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher ,do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis, e a Brigada Militar divulgaram um balanço da Operação Mulher Segura. Os números foram apresentados em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (02/7), na Cidade da Polícia, em Porto Alegre.
Promovida durante o mês de junho, a ação tinha como objetivo interromper ciclos de violência doméstica e familiar contra a mulher, com o cumprimento de mandados de busca, medidas protetivas, prisões contra agressores, além de verificação de denúncias anônimas e promoção da conscientização da rede de apoio.
No total, foram efetuadas 241 prisões, sendo 93 preventivas e 148 em flagrante, e realizadas 2.675 diligências. Além disso, 8.403 vítimas foram atendidas e 3.342 ações educativas iniciadas. A força-tarefa contou com a mobilização de mais de 800 policiais civis e 400 da Brigada Militar em todo Rio Grande do Sul.
A diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), delegada Waleska Alvarenga, elogiou o trabalho desenvolvido durante a operação. “Os números mostram que estamos trabalhando integrados em dois eixos: a prevenção e a repressão”, afirmou.
Uso de algoritmos para otimizar o patrulhamento
Em sua atuação, a Brigada Militar contou ainda com o auxílio de uma ferramenta que utiliza algoritmos para identificar as melhores rotas e ampliar o atendimento das Patrulhas Maria da Penha e das Patrulhas Escolares. O sistema otimiza o patrulhamento e amplia o número de visitas às vítimas de violência doméstica.
“A Brigada Militar participa da operação Mulher Segura através do apoio e fortalecimento ao programa Patrulha Maria da Penha nos municípios”, afirmou a capitã Brenda da Silva Alves.
Sobre a operação
A Operação Mulher Segura é uma ação nacional integrada de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. Criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), integra o conjunto de ações do Centro Integrado Mulher Segura (Cims) e está alinhada ao Pacto Brasil contra o Feminicídio.
A operação contará com duração continuada de sete meses, consolidando um modelo de atuação permanente, articulada e integrada em âmbito nacional.
Canais de Denúncia
www.delegaciaonline.rs.gov.br
E-mail: dpgv-dipam@pc.rs.gov.br
Disque 180 (de qualquer telefone fixo ou móvel, em todo o Brasil)
Texto: Luciana Balbueno/ Ascom SSP. Edição: Leonardo Fister/ Ascom SSP.