Vice-governador recebe comitiva de Lajeado para discutir demandas da Segurança Pública

Reunião de autoridade de Lajeado e região com Ranolfo Vieira Júnior. Várias pessoas sentadas em torno de uma grande mesa. Ao fundo, painel com telas mostrando o brasão do Estado.
Ranolfo detalhou dados da Polícia Civil para autoridades de Lajeado e região - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Ascom / SSP

Uma comitiva com quase 20 autoridades, empresários e representantes da sociedade civil de Lajeado, no Vale do Taquari, esteve hoje à tarde na Capital para apresentar demandas de segurança pública para a região. O grupo foi recebido pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, na sala de governança do Centro Administrativo Fernando Ferrari.

No encontro, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou os esforços que o município e a comunidade têm empenhado para auxiliar o trabalho dos órgãos de segurança, principalmente da Brigada Militar, com investimentos para realização de operações especiais. O chefe do Executivo municipal apresentou pedido de avaliação sobre possível reforço de pessoal da Polícia Civil na cidade, para futura abertura de uma Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A intenção, segundo a comitiva, é implantar a unidade em julho.

O vice-governador apresentou dados referentes ao déficit de efetivo da Polícia Civil, que hoje conta com cerca de 4,8 mil agentes frente aos 9,7 mil previstos como número ideal, mas se comprometeu a encaminhar a solicitação para avaliação da chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. Um retorno da questão deve ser levado à prefeitura em até uma semana.

Ranolfo destacou ainda que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) está trabalhando na estratégia de lotação dos cerca de 400 agentes que devem ingressar em agosto. O Vale do Taquari, afirmou o vice-governador, está incluído neste planejamento.

Além do prefeito, estiveram presentes na reunião o Secretário de Segurança Pública do Município de Lajeado, Paulo Roberto Locatelli Gandin, o promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli, o chefe do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, o delegado de polícia regional, José Romaci Reis, o delegado Dinarte Marshall Júnior, e outras autoridades e representantes de entidade do comércio e da indústria locais.