Vice-governador apresenta RS Seguro em Cruz Alta

Ranolfo Vieira Júnior participou de reunião-almoço com o prefeito e o vice-prefeito do município, promovida pela ACI

Reunião ocorreu no Supremo Restaurante em Cruz Alta
Reunião ocorreu no Supremo Restaurante em Cruz Alta - Foto: Júlia Soares
Por RENATA DORNELES / EDIÇÃO: CARLOS ISMAEL MOREIRA

O programa transversal e estruturante RS Seguro foi tema de apresentação do vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, na 8ª edição da reunião-almoço “Tá na Hora”, no início da tarde desta sexta-feira (16), em Cruz Alta, na Região do Alto Jacuí.  Durante o evento, realizado em parceria entre Associação Comercial e Industrial (ACI) da cidade, Câmara Municipal de Vereadores, seccional local da OAB e Sindicato Rural, Ranolfo detalhou o planejamento das ações implementadas desde o lançamento, em fevereiro deste ano, que já refletem em resultados positivos para o Estado.

O vice-governador destacou os três pilares que orientam o RS Seguro: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado. Enfatizou ainda a queda dos indicadores de criminalidade, em especial a redução nos crimes contra a vida. Conforme números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro e julho o índice de homicídios no Estado registrou baixa de 22,7% frente igual intervalo de 2018. Do total de 326 vidas preservadas na comparação com o total de assassinatos no período no ano anterior, os 18 municípios priorizados pelo programa responderam por 305. “Estamos caminhando no rumo certo no tocante à Segurança Pública. Os números não nos satisfazem, pois queremos sempre diminuir, mas mostram que estamos no caminho para mudar a realidade atual”, afirmou Ranolfo.

A apresentação trouxe também a estrutura de quatro eixos que sustenta o programa: combate à criminalidade, políticas sociais preventivas, melhoria do atendimento ao cidadão e revitalização do sistema prisional. Ranolfo destacou a importância da prevenção e da melhoria de acesso e aproveitamento educacional, de forma a evitar que os jovens ingressem na criminalidade.

Vice-governador Ranolfo recebeu da Prefeitura de Cruz Alta a declaração de Visitante Ilustre - Foto: Júlia Soares

Durante o evento, o vice-governador foi agraciado com uma declaração de “Visitante Ilustre” do município, entregue pelo prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos, e pelo vice-prefeito, José Martins. Ranolfo agradeceu a honraria e saudou o engajamento da comunidade no encontro.

Reunião na seccional local da OAB

À tarde, o vice-governador ainda participou de uma audiência na seccional local da OAB que, além da direção da entidade, reuniu representantes das forças de segurança da região. Ranolfo também apresentou a estratégia do RS Seguro, que vai ao encontro das principais demandas levantadas pela comunidade local.

Entre os pontos, os participantes da reunião mencionaram a necessidade de reforço nos efetivos dos órgãos vinculados da SSP. Ranolfo destacou que, desde o início da gestão, mesmo diante das conhecidas dificuldades financeiras, o governo tem feito esforços para concretizar a reposição de pessoal nas corporações. No último dia 10, a Brigada Militar concluiu as formaturas dos cerca de 2 mil novos policiais militares que vão incrementar o policiamento ostensivo em todas as regiões. No mês passado, 412 novos inspetores e escrivães passaram a integrar a Polícia Civil. Em abril, se formaram 120 novos agentes penitenciários que já estão atuando no sistema carcerário. No mesmo mês, o governo convocou mais 250 aprovados em concurso para compor o efetivo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que devem começar a atuar a partir de setembro. No Corpo de Bombeiros Militar, há 149 alunos em curso de formação, que irão reforçar a tropa a partir de setembro.

Vice-governador em audiência na seccional local da OAB
Vice-governador em audiência na seccional local da OAB - Foto: Júlia Soares

Em relação à revitalização do sistema prisional, o vice-governador lembrou que a reforma de estabelecimentos e a criação de novas unidades prisionais por meio de permutas de imóveis do Estado em troca de área prisional construída são importantes ferramentas do RS Seguro para possibilitar a ressocialização de apenados e as condições para o cumprimento efetivo das penas restritivas de liberdade. Além disso, novo contrato que prevê a instalação de até 5 mil tornozeleiras eletrônicas até o final do ano, e mais 5 mil até 2022, o que irá ajudar a desafogar a superlotação do sistema.

O vice-governador saudou a ampla participação de entidades na reunião, que também contou com representantes do Judiciário, do Executivo e do Legislativo municipais, do Ministério Público, de entidades empresariais, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da BM, da Polícia Civil, dos Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Fico muito feliz em ver a representatividade do poder público que está presente nesta reunião. A integração é a chave para tudo”, declarou Ranolfo.