Transporte aéreo da Segurança Pública agiliza entrega de vacinas para 207 municípios nesta sexta-feira (4/6)

Parte de trás da van da Secretaria de Saúde, com as portas abertas, mostrando seis caixas térmicas empilhadas em duas colunas de três caixas cada.
O transporte aéreo contemplou nove CRSs, que abrangem 207 municípios - Foto: Grégori Bertó/SSP

Aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil auxiliaram, na manhã desta sexta-feira (4/6), no transporte de vacinas contra a Covid-19 às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) mais distantes da Capital. No total, o transporte aéreo contemplou nove CRSs, que abrangem 207 municípios. O trabalho agilizou a entrega de mais de 45 mil doses dos lotes de 38.610 doses da Pfizer e 356.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta rodada.

Helicóptero da Polícia Civil sendo vistoriado antes do voo.
Helicóptero da Polícia Civil seguiu para Santa Maria, carregando as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª (Alegrete) - Foto: Grégori Bertó/SSP

Um helicóptero da Polícia Civil saiu as 10h com destino Santa Maria, carregando as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª (Alegrete). No mesmo horário decolou o avião King Air da Brigada Militar, com pousos em Erechim, onde deixou a carga da 11ª (Erechim); em Palmeira das Missões, onde ficaram as cargas da 2ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª (Palmeira das Missões); e em Santo Ângelo, onde desceram as caixas das 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa), e 17ª (Ijuí).

Avião King Air da Brigada Militar, de frente, com o hangar do Batalhão da Brigada Militar atrás.
Avião King Air da Brigada Militar pousou em três cidades do interior, atendendo sete coordenadorias regionais de saúde - Foto: Grégori Bertó/SSP

As vacinas das 3ª CRS (Pelotas), 5ª (Caxias do Sul), 6ª (Passo Fundo) e 7ª (Bagé) foram transportadas por via terrestre por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e as demais CRS buscaram as doses correspondentes aos municípios de sua abrangência na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital.

Integrantes da Força Aérea carregando as caixas para dentro de uma viatura da Polícia Civil.
A ação agilizou a entrega de cerca de 45 mil doses dos lotes de 38.610 doses da Pfizer e 356.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz - Foto: Grégori Bertó/SSP

Texto: Ascom SSP e SES
Edição: Ascom SSP