Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Tecnopuc desenvolve protetor facial e faz doação aos profissionais do Hospital da BM na Capital

Nesta sexta-feira, foi entregue primeiro lote de 60 unidades das 200 que serão repassadas à corporação

Publicação:

Profissionais de saúde da Brigada Mlitar e um homem de terno, todos com máscaras brancas cobrindo o nariz e a boca, posam diante de mesa com protetores faciais de acrílico produzidos pelo Tecnopuc e doados aos hospitais da BM.
Material será utilizado por profissionais de saúde dos HBMs de Porto Alegre e Santa Maria - Foto: Divulgação/BM
Por Carlos Ismael Moreira e Ascom/BM

Os profissionais de saúde dos Hospitais da Brigada Militar (HBM) receberam, na manhã desta sexta-feira (3/4), uma colaboração solidária fundamental para ampliar a proteção no combate à pandemia do novo coronavírus. Integrantes do Tecnopuc Fablab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), entregaram no HBM de Porto Alegre o primeiro lote de 60 protetores faciais dos 200 que serão produzidos e doados à BM.

Profissional de saúde, mulher, aparece vestindo um protetor facial de acrílico transparente em frente ao rosto, preso na cabeça por uma tira de plástico branco.
Protetor oferece cobertura completa do rosto para evitar o contato com líquidos e gotículas - Foto: Divulgação/BM

O equipamento desenvolvido pelo Tecnopuc passou por testes no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e foi aprovado por unanimidade pelos médicos por oferecer ampla proteção para toda a face, olhos, nariz e boca contra gotículas e líquidos. Os profissionais avaliaram ainda que a máscara fica bem presa e confortável na cabeça.

Oficiais do Quadro de Especialistas em Saúde da BM receberam e testaram as máscaras, que atenderão aos HBM de Porto Alegre e Santa Maria, além do Centro Médico Odontológico da BM.

O tenente-coronel Regis Reche, oficial de saúde que representou o comando da BM na entrega, agradeceu a doação, que classificou como especialmente relevante nesse momento em que, em todo mundo, se enfreta dificuldade de conseguir fornecedores. "Esses equipamentos vão ser utilizados na linha de frente, pelo pessoal que está no pronto-atendimento, nos quartos junto aos pacientes hospitalizados. Nos dá tranquilidade para melhor receber e qualificar o atendimento a todos os que procuram os hospitais da Brigada Militar", declarou o Reche. "Agradeço ao Tecnopuc em proporcionar esse ítens que são muito bem-vindos e, quem sabe, poderão motivar mais fornecedores a também realizar doações aos hospitais da BM, para que possamos proporcionar atendimento e proteção a todos", completou.

A produção dos protetores faciaisi integra um movimento do Tecnopuc de abrir seus laboratórios para soluções inovadoras que combatam a COVID-19. De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus”.

No início da semana, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre também fez uma entrega de 60 máscaras ao HBM da Capital. O material já está sendo utilizado pelos profissionais de saúde nas rotinas de atendimento hospitalar.

O HBM de Porto Alegre, bem como o HBM de Santa Maria, além das suas atividades de rotina, têm autuado como referência para o atendimento de casos suspeitos dentro de todas as instituições que mantém serviços presenciais pela Segurança Pública. Até o momento, nenhum caso da Covid-19 foi confirmado nos efetivos da BM, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS).

Os hospitais da BM acolhem todos os integrantes da corporação, além de dependentes, e servidores do Estado vinculados ao IPE Saúde. Anualmente, as duas instituições atendem cerca de 140 mil pessoas e realizaram aproximadamente 4 mil internações, 50 mil procedimentos ambulatoriais, 50 mil processos de urgência e pronto-atendimento e 1,5 mil cirurgias, além de exames e outros atendimentos básicos.

Secretaria da Segurança Pública