SSP reafirma premissa de integração na primeira reunião do GGIM da Capital em 2021

Em salão da prefeitura de Porto Alegre, várias pessoas sentadas em torno de uma grande mesa. Na ponta, o prefeito e o vice-prefeito. Ao lado deles, em pé, o secretário adjunto da SSP do RS, coronel Marcelo Gomes Frota, fala ao microfone.
Secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota (em pé), representou a pasta estadual no encontro - Foto: Alex Rocha/PMPA

Representantes das forças de segurança das esferas federal, estadual e municipal participaram, na tarde desta sexta-feira (22/1), da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da atual administração de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo, que passa a presidir o grupo, coordenou a reunião.

Representando a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), o secretário adjunto, coronel Marcelo Gomes Frota, reafirmou a importância de integrar sistemas, como a leitura de placas de veículos por câmeras, para fortalecer o combate ao roubo de carros. “A integração beneficia o cidadão. Estamos à disposição para trabalhar juntos e buscar cada vez mais índices de redução na criminalidade”, disse Frota.

Sentados lado a lado, da esquerda para direita, o secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, o prefeito de POA, Sebastião Melo, que fala ao microfone, o vice-prefeito da Capital.
Prefeito Sebastião Melo (C) passa a presidir o GGIM de Porto Alegre - Foto: Alex Rocha/PMPA

Melo também defendeu a efetiva integração de sistemas para potencializar resultados. “Temos que estabelecer uma rotina de ações compartilhadas e concretas. Segurança pública é um tema desafiador e que demanda um conjunto amplo de providências. A prefeitura tem papel e vai fazer a sua parte”, afirmou o prefeito, defendendo, entre outras medidas, a integração imediata dos sistemas de monitoramento e inteligência, para que não haja sobreposição.

O GGIM, criado em 2008, é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes das diferentes forças da segurança pública. O objetivo é trabalhar em conjunto pela diminuição da criminalidade e na prevenção aos diversos tipos de violência, integrando a rede de inteligência municipal com as redes estadual e federal.

Fazem parte do GGIM, além dos órgãos municipais e da SSP, o Gabinete de Gestão Integrada do Estado, a Polícia Civil, a Brigada Militar, o Instituto-Geral de Perícias, o Corpo de Bombeiros Militar, a Superintendência de Serviços Penitenciário, o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário, o Exército Brasileiro, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional de Segurança, e o Ministério Público Federal.

Texto: Carolina Seeger/PMPA
Edição: Ascom SSP