Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP reafirma premissa de integração na primeira reunião do GGIM da Capital em 2021

Publicação:

Em salão da prefeitura de Porto Alegre, várias pessoas sentadas em torno de uma grande mesa. Na ponta, o prefeito e o vice-prefeito. Ao lado deles, em pé, o secretário adjunto da SSP do RS, coronel Marcelo Gomes Frota, fala ao microfone.
Secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota (em pé), representou a pasta estadual no encontro - Foto: Alex Rocha/PMPA

Representantes das forças de segurança das esferas federal, estadual e municipal participaram, na tarde desta sexta-feira (22/1), da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da atual administração de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo, que passa a presidir o grupo, coordenou a reunião.

Representando a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), o secretário adjunto, coronel Marcelo Gomes Frota, reafirmou a importância de integrar sistemas, como a leitura de placas de veículos por câmeras, para fortalecer o combate ao roubo de carros. “A integração beneficia o cidadão. Estamos à disposição para trabalhar juntos e buscar cada vez mais índices de redução na criminalidade”, disse Frota.

Sentados lado a lado, da esquerda para direita, o secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, o prefeito de POA, Sebastião Melo, que fala ao microfone, o vice-prefeito da Capital.
Prefeito Sebastião Melo (C) passa a presidir o GGIM de Porto Alegre - Foto: Alex Rocha/PMPA

Melo também defendeu a efetiva integração de sistemas para potencializar resultados. “Temos que estabelecer uma rotina de ações compartilhadas e concretas. Segurança pública é um tema desafiador e que demanda um conjunto amplo de providências. A prefeitura tem papel e vai fazer a sua parte”, afirmou o prefeito, defendendo, entre outras medidas, a integração imediata dos sistemas de monitoramento e inteligência, para que não haja sobreposição.

O GGIM, criado em 2008, é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes das diferentes forças da segurança pública. O objetivo é trabalhar em conjunto pela diminuição da criminalidade e na prevenção aos diversos tipos de violência, integrando a rede de inteligência municipal com as redes estadual e federal.

Fazem parte do GGIM, além dos órgãos municipais e da SSP, o Gabinete de Gestão Integrada do Estado, a Polícia Civil, a Brigada Militar, o Instituto-Geral de Perícias, o Corpo de Bombeiros Militar, a Superintendência de Serviços Penitenciário, o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário, o Exército Brasileiro, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional de Segurança, e o Ministério Público Federal.

Texto: Carolina Seeger/PMPA
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública