SSP amplia utilização de radiocomunicação digital para atendimentos da Brigada Militar

Autoridades lado a lado durante solenidade.
solenidade marcou início da operação do sistema no 9º BPM - Foto: Comunicação Social/9ºBPM

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) adquiriu, com recursos de convênio federal, 35 rádios portáteis e 35 rádios transceptores veiculares para possibilitar a ampliação da utilização de radiocomunicação digital troncalizada. A tecnologia passa a operar no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Porto Alegre no partir desta quinta-feira (13/05).

Com a digitalização do sistema, tanto as chamadas quanto as trocas de informações passam a ocorrer em meio mais seguro, com a criptografia das mensagens e controle sobre os terminais em operação. O avanço também possibilita a futura integração da geolocalização das viaturas e dos policiais em tempo real.

A implantação representa mais um passo na modernização do sistema integrado. As unidades da zona sul de Porto Alegre (1º BPM, 19º BPM e 21º BPM) já operam com equipamentos digitais. Há também planejamento para novos investimentos para digitalização de outras unidades operacionais da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias.

servidora da Brigada Militar opera sistema no computador, acompanhada de oficiais da Brigada Militar
Operação da tecnologia digital para radiocomunicação é ampliada e começa a atender no 9º BPM de Porto Alegre - Foto: Comunicação Social/9ºBPM

A SSP firmou, em 2018, o acordo de cooperação técnica com o Exército para o uso compartilhado de infraestrutura de radiocomunicação digital, dentro do Sistema Nacional de Comunicação Crítica. Após período de instalação, configuração e teste dos equipamentos, executados pelo Centro de Manutenção Tecnológica do Departamento de Informática da BM, em parceria com o Comando Militar do Sul, por meio do 3º Batalhão de Comunicações, passou a operar o projeto piloto de radiocomunicação digital em Porto Alegre.

O secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, participou de solenidade de início da operação do sistema do 9º BPM. Também compareceram ao evento o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), coronel Marcel Vieira Nery, o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC) tenente-coronel Fernando Gralha Nunes, o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Alex Sandre Pinheiro Severo e a equipe técnica da SSP.

texto: Lurdinha Matos/SSP

edição: Carlos Ismael Moreira/SSP