Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Servidor da Brigada Militar é bicampeão brasileiro de Parajiujitsu

Publicação:

Araújo sagrou-se bi campeão nacional
Araújo sagrou-se bicampeão nacional - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Por Lurdenir Matos/SSP

O soldado da Brigada Militar Emanuel Araújo venceu neste domingo, 17 de fevereiro, o Brazil National Pro de Parajiujitsu. O título nacional garante vaga para o Mundial, que será disputado em abril. O campeonato aconteceu em Curitiba e contou com a participação de mais de 600 atletas e paratletas. Este é o segundo título nacional do servidor que está há duas temporadas como líder do ranking na categoria. Araújo, que é bicampeão mundial na modalidade, agora defenderá o tri campeonato, o segundo competindo pela Federação dos Emirados Árabes.

A trajetória do servidor

Emanuel entrou para a Brigada Militar em 2006, quando realizou o curso de formação pelo então Batalhão de Operações Especiais (hoje Batalhão de Polícia de Choque). O atleta é faixa preta em Jiujitsu, modalidade que pratica desde 2007.

Em 2014 o servidor, morador de Charqueadas, sofreu um grave acidente de trânsito em Porto Alegre quando voltava de um treinamento. Araújo foi atropelado por um ônibus e passou cerca de 30 dias na UTI. Como sequela do acidente, o servidor perdeu os movimentos do braço esquerdo e passou quase dois anos em recuperação.

Determinado, Araújo voltou a competir em alto rendimento como paratleta em 2016, quando venceu seu primeiro título na modalidade. “Em novembro ganhei o 1° título mundial. Em seguida conheci outra federação que realiza diversas competições pelo mundo, então competi em Florianópolis, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo conquistando a vaga para o mundial nos Emirados Árabes em 2018”, conta.

O servidor acumula mais de dez conquistas como atleta e paratleta de Jiujitsu.

Próximos desafios

Atualmente o Policial Militar busca auxílio para financiar as despesas para competir no Mundial em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Entre custos com passagem e estadia o servidor necessita de aproximadamente 13 mil reais.

Para arrecadar os recursos o paratleta iniciou um financiamento coletivo no site Vakinha.  Quem se interessar em contribuir pode acessar o link para o financiamento.

Secretaria da Segurança Pública