Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana Nacional do Trânsito terá festival de aprendizagem e lançamento de revista da Escola do DetranRS

Publicação:

Card da Semana Nacional de Transito que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro.
Programação DetranRS durante a SNT 2021 - Foto: Divulgação/DetranRS

A partir deste sábado (18), quando inicia-se a Semana Nacional de Trânsito no Brasil, a Escola Pública do DetranRS promove uma série de atividades para sensibilizar as pessoas sobre o tema No trânsito, sua responsabilidade salva vidas. A programação contará com festival de aprendizagem, desafios no instagram, mural virtual e lançamento de uma publicação sobre trânsito e mobilidade.

Durante toda a semana, o portal da Escola trará conteúdos alusivos ao tema da responsabilidade individual para a segurança coletiva, bem como suas redes sociais. O Challenge (desafio) abordará as formas de responsabilidade no trânsito para cada um dos partícipes: pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas, caminhoneiros, passageiros, todos têm sua responsabilidade no trânsito.

Na terça-feira (21), acontece o lançamento do I Festival de Aprendizagem, com a finalidade de fomentar ações educativas e somar esforços para sensibilizar as pessoas. Trata-se de uma série de lives no Instagram recebendo convidados para conversar, debater, confrontar outras ideias e ampliar o olhar. A primeira live tratará de educação e segurança no trânsito nos dias atuais e contará com a participação da diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga e o convidado, J. Pedro Corrêa, que desenvolveu o programa Volvo de Segurança no Trânsito e tem mais de 30 anos de atuação na área. As lives, que acontecem sempre às terças-feiras às 18h no Instagram da Escola (@escoladetranrs), seguem durante os meses de outubro e novembro, ressaltando a importância de um trabalho permanente e sistemático.

O encerramento da Semana, no dia 25 de setembro, marca o lançamento da edição nº 01 da Revista Escola DetranRS, publicação de caráter multidisciplinar sobre trânsito e/ou mobilidade. A temática da primeira edição será “Educação, Trânsito e Mobilidade num mundo em constantes mudanças” e traz artigos de especialistas do DetranRS e de outras áreas do conhecimento.

“Com essa programação, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS quer oferecer experiências para que as pessoas ampliem seu entendimento de que ao fazerem escolhas, assumem a responsabilidade sobre elas e que, por isso devem estar a serviço da preservação da Vida sempre”, explica Diza Gonzaga.

Secretaria da Segurança Pública