Secretário adjunto palestra em aula inaugural da Guarda Municipal

O secretário adjunto realizou aula magna do Curso de formação de Guarda Civil
O secretário adjunto realizou aula magna do Curso de formação de Guarda Civil - Foto: divulgação/SSP

O coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Segurança Pública, foi o convidado nesta segunda-feira (18) para ministrar a aula magna da Guarda Municipal de Bento Gonçalves. A capacitação é a primeira totalmente realizada dentro do modelo nacional, agregado pelo Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM).

O secretário adjunto elogiou a iniciativa do município de aderir ao convênio do SIM. "O SIM foi o meio que possibilitou a realização deste curso. Com a união de todas as esferas do poder público lançamos hoje um braço deste projeto que possui características pioneiras de integração", enalteceu.

Capacitação é a primeira realizada dentro do padrão nacional elaborado pelo Ministério da Justiça - Foto: divulgação/SSP

Criado em 2017, o SIM visa fomentar o trabalho integrado entre Estado e municípios e padronizar a relação entre as partes. O projeto conta atualmente com 279 municípios oficialmente aderidos via publicação no Diário Oficial do Estado, além de dezenas de interessados que estão em processo de adesão. "Nosso objetivo é contar com a adesão dos 495 municípios do Estado. Esse será o primeiro passo para uma gestão eficiente, baseada no uso da inteligência, da tecnologia e integração", esclarece o coronel Frota.

Capacitação da Guarda

O curso de Formação da Guarda Civil foi elaborado pelo Ministério da Justiça e visa padronizar a capacitação para todas as guardas municipais do país. A formação conta com 776 horas/aula e tem instrutores da Polícia Civil e Brigada Militar, além de servidores de outras instituições da Segurança Pública. Nesta primeira capacitação 20 agentes municipais serão formados.

Participaram do evento: o prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin; o chefe do Estado Maior da Brigada Militar Coronel Marcus Vinicius Souza Dutra; Secretário municipal da Segurança Pública de Bento Gonçalves  tenente coronel José Paulo Marinho; o diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar tenente coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues; diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP, tenente coronel Rogério Stumph Pereira; o comandante do CRPO Serra, coronel Ricardo Fraga Cardoso; o chefe do Estado Maior no CRPO Serra, tenente coronel Glauco Alexandre Braga; comandante do 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, major Álvaro Martinelli; o chefe da Divisão de Ensino, major Luiz Henrique Campomar e o coordenador do curso de formação dos Guardas Civis, vindo do 3° BPAT de Bento Gonçalves, capitão Schu.