Secretaria de Segurança Pública realiza reunião de formatação de protocolo de integração de dados com municípios

Segundo o delegado Emerson Wendt, a interconexão dos sistemas permite avanço na troca de dados com os municípios - Foto: Divulgação SSP
Por Ascom/SSP com informações do DISP

Em reunião realizada nesta terça-feira (19), integrantes de 10 municípios do Estado e que já possuem convênio assinado com a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) participaram de reunião técnica com integrantes do Departamento de Inteligência de Segurança Pública (DISP), que coordena o Sistema Consultas Integradas. A reunião foi aberta pelo secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota que elogiou a iniciativa dos municípios de buscar apoio técnico junto a SSP.

A ferramenta mais usada por integrantes das forças policiais, o Consultas Integradas, foi apresentada aos municípios e discutida a integração de dados dos municípios dentro dela, possibilitando o avanço da atuação das Polícias Civil e Militar. O protocolo SIM prevê a integração com os municípios, possibilitando o acesso, por integrantes da Secretaria de Segurança dos municípios, ao Consultas Integradas em troca de permitir o acesso, via web service, a dados básicos de moradores do município.

Segundo o delegado Emerson Wendt, diretor do DISP, a interconexão dos sistemas permite um avanço na troca de dados com os municípios e melhora a segurança pública nos mesmos, pois agiliza o acesso às informações e facilita o trabalho da Polícia Civil e da Brigada Militar. Já possuem dados integrados com a SSP os municípios de Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, Sapiranga, Alvorada, Gravataí e São Leopoldo. Outros municípios, como Rio Grande e Cachoeirinha já estão em tratativas de integração de dados.

Municípios participantes da reunião: Charqueadas, Camaquã, Canela, Capão da Canoa, Imbé, Torres, Santa Maria, Passo Fundo, Canguçu e Carazinho.