RS tem participação marcante no Encontro Nacional dos Detrans, em Salvador
Publicação:
No período de 8 a 11 de dezembro, ocorreu em Salvador o 81.º Encontro Nacional dos Detrans, evento promovido pela AND (Associação Nacional dos Detrans). A autarquia do Rio Grande do Sul participou ativamente das atividades, com uma comitiva de dirigentes (Direção-Geral e Diretoria Técnica) e técnicos das áreas de Comunicação, Educação, Balada Segura, Estatística, Habilitação, Veículos, Depósitos, Desmanches, Infrações e Penalidades. Dois cases marcaram a participação gaúcha, apresentados nos Fóruns de Comunicação e de Fiscalização de Trânsito.
Case de Comunicação: Gerenciamento de Crise
Durante o período das enchentes no RS, ocorridas em maio, os sistemas informatizados ficaram totalmente off-line, e o único meio de contato do DetranRS com a população foi por meio das redes sociais, especialmente o Instagram. O chefe da Comunicação Social do DetranRS, Gelson Benatti, abordou a relevância de um protocolo de resposta bem estruturado para situações de crise, destacando a necessidade de dispor de fontes de informação confiáveis para a população. Enfatizou também a importância da agilidade nas respostas e na capacidade de realizar ajustes rápidos na estratégia de comunicação para se adequar às especificidades de cada situação, garantindo transparência e minimizando impactos negativos à imagem institucional.
Case de Fiscalização: processo único/concomitante
As chefes da Divisões de Infrações e de Suspensão e Cassação de Condutores do DetranRS, Ângela Roxo e Zulmira Terres apresentaram a experiência gaúcha e a solução adotada no estado para a aplicação do processo de suspensão do direito de dirigir único/concomitante. Detalharam as mais recentes mudanças legislativas, inclusive das competências para aplicação de penalidades. O tema é sensível ainda em muitas unidades da federação, então a socialização foi de grande relevância, indicando a necessidade de ações sistêmicas e normativas para buscar uma solução Nacional para o assunto.
A programação do 81º END também trouxe uma série de debates sobre assuntos em evidência no trânsito. Transformação digital, tecnologia de dados, recuperação extrajudicial, saúde no trânsito, IA a serviço dos Detrans, pedágio eletrônico, Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) e reposicionamento institucional dos Departamentos.
Um gaúcho na gestão da AND
Na solenidade de abertura, realizada na manhã de segunda (09), o presidente da Associação Nacional dos Detrans, Givaldo Vieira falou das novidades para o próximo ano. O gaúcho Marcelo Soletti foi anunciado como novo CEO da AND, que tem sede em Brasília. O gestor atuou como diretor-geral adjunto do DetranRS no período de novembro de 2020, até ser nomeado para o cargo de Diretor-Geral em abril de 2022, onde permaneceu até janeiro de 2023. A AND é uma importante instituição que aproxima e integra os departamentos de trânsito de todo o país, com objetivo de qualificar os serviços, conforme a realidade de cada região do país.
Também, foram apresentadas as sedes dos próximos Encontros, previstos para 2025: Manaus, Foz do Iguaçu e Gramado. O diretor-Geral do DetranRS Edir Domeneghini relembrou a tragédia enfrentada no RS, com as enchentes ocorridas em maio, e todo o esforço empenhado na reconstrução. "Estamos muito felizes em levar o evento da AND para o nosso estado, no final do ano que vem. Agradecemos e aceitamos o desafio de fazer no nosso Rio Grande o melhor evento para todos os Detrans".