Reunião na SSP aborda tecnologia de reconhecimento facial para a Copa América

reunião ocorreu nesta terça-feira (21)
reunião ocorreu nesta terça-feira (21) - Foto: Matheus Lourenço/SSP
Por Lurdinha Matos/SSP

Um método para auxiliar na identificação de torcedores impedidos pela Justiça de ingressar nos estádios, mas também uma ferramenta para ajudar a reconhecer suspeitos de outros crimes e foragidos. Com esse objetivo o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, recebeu autoridades envolvidas na realização da Copa América 2019. Em reunião realizada nesta terça-feira (21), foi debatido um convênio para a utilização da tecnologia de reconhecimento facial em Porto Alegre.

Um projeto foi elaborado e será revisado pelas assessorias jurídicas das instituições envolvidas. Inicialmente o banco de dados do reconhecimento facial ficará disponível aos atores do planejamento estratégico da Copa América por 90 dias, a contar da oficialização do termo. Na próxima semana, será realizada uma nova reunião para alinhamento jurídico do projeto para posterior encaminhamento de convênio.

Participaram da reunião de trabalho servidores técnicos da Secretaria da Segurança Pública e suas vinculadas, Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Porto Alegre e Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).