Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Ranolfo Vieira Júnior visita penitenciária federal de segurança máxima em Brasília

Publicação:

Vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e diretor do Depen, Fabiano Bordignon.
Visita à Penitenciária Federal em Brasília - Foto: Júlia Soares/GVG

Em Brasília para participar da Reunião da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública, o vice-governador, secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, cumpriu uma série de agendas relacionadas à Segurança Pública na Capital federal nesta segunda-feira (18).

Pela manhã o vice-governador visitou a Penitenciária Federal em Brasília. Inaugurada em 2018, a prisão de segurança máxima - a quinta do tipo no país - tem capacidade para 208 detentos. A casa prisional ainda conta com 12 celas para aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Acompanhado pelo diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, Ranolfo visitou as diversas alas do presídio a fim de conhecer a estrutura e o tipo de material utilizado na construção.  A visita teve como objetivo também aprofundar o conhecimento sobre como este tipo de estabelecimento prisional aplica o RDD.

À tarde, Ranolfo reuniu-se com o titular da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Luiz Roberto Beggiora. No encontro Beggiora apresentou um projeto da Senad que pretende reverter bens apreendidos em operações policiais para investimentos em Segurança Pública.

De volta à pauta da administração prisional, a situação da construção da Penitenciária Estadual de Guaíba foi o principal tópico de reunião com o Depen. “Devemos buscar um ajuste nos próximos dias a fim de que se conclua essa obra”, afirmou o vice-governador.

Com capacidade para 672 presos, a Penitenciária Estadual de Guaíba teve suas obras iniciadas em 2010, mas a construção encontra-se parada desde 2017. Segundo o diretor do Depen, Fabiano Bordignon, o órgão está disposto a auxiliar na finalização desta obra.

Reunião Senasp e Consesp

A agenda do vice-governador em Brasília segue nestas terça e quarta-feira, com a reunião da Reunião da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública. Os eventos acontecem no prédio do Ministério da Justiça.

Secretaria da Segurança Pública