Ranolfo participa de cerimônia de posse do novo superintendente da PRF no Estado

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 17/05/2019 - O governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta sexta-feira (17/05), da cerimônia de posse do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luís Carlos Reischak. Fotos: Felipe Dalla
Reishack começou sua carreira como policial rodoviário em 2007 - Foto: Fotos: Felipe Dalla
Por Thamiris Mondin/ Secom

O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, participou na manhã de sexta-feira (17/5) da cerimônia de posse do novo Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, Luís Carlos Reishack Junior, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. Reishack assumiu o cargo no lugar de João Francisco Ribeiro de Oliveira, que passa a atuar como diretor de Operações da PRF em Brasília.

Em seu pronunciamento, Ranolfo Vieira Júnior ressaltou a importância da PRF no contexto de integração das forças de segurança no Estado. “A segurança pública é matéria prioritária no nosso governo, e não se faz segurança sem integração, inteligência e investimento qualificado, que são os eixos do programa RS Seguro. Em quatro meses, reduzimos praticamente todos os indicadores de criminalidade no Estado, e isso mostra que estamos no caminho certo”.

Cerimônia ocorreu no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre - Foto: Fotos: Felipe Dalla

O superintendente empossado destacou a importância da regional da PRF no RS, por ser um Estado fronteiriço com grande extensão de rodovias federais. “Os desafios são muitos, tanto na perspectiva da redução da violência no trânsito quanto no combate à criminalidade, mas destaco a nossa atuação principalmente na fiscalização e na apreensão de drogas. Foram tiradas de circulação só no ano passado 16 toneladas de maconha. Vamos continuar empreendendo todos os esforços possíveis para diminuir os indicadores criminais e as mortes e lesões no trânsito”. Reishack disse ainda que serão feitos investimentos em equipamentos e em melhorias nas unidades da PRF no Estado.

O diretor-geral da PRF, Adriano Marcos Furtado, que também participou da posse, apontou o destaque dos líderes gaúchos na PRF: “Existe aqui um modelo de liderança que é exemplo para os outros Estados”, observou.

A PRF no RS conta com 700 agentes que fiscalizam 5.883 km de rodovias federais e 1.700 km de fronteira, e são responsáveis pela apreensão de toneladas de drogas e recuperação de milhares de veículos roubados.

Também estavam presentes na solenidade o secretário-geral do Ministério Público, Júlio César de Melo, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Jerry Adriane Dias Rodrigues, entre outras autoridades e lideranças da segurança pública.

Quem é

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o novo superintendente da PRF no Estado, Luís Carlos Reishack Junior, começou sua carreira como policial rodoviário em 2007. Entre 2010 e 2012, exerceu a função de diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do RS.

Em 2013 e 2014, comandou o Grupo de Policiamento Tático da 1ª delegacia de Porto Alegre e, neste período, desenvolveu o aplicativo Consultas Móveis, adotado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado. Em 2016, foi designado chefe substituto do Núcleo de Inteligência da Superintendência da PRF no RS. Em 2017, tornou-se superintendente regional substituto e, em 2018, atuou como chefe da Seção Administrativa e Financeira da Superintendência do RS.