Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa V.I.G.I.A.

Card do Programa V.I.G.I.A - Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia.
V.I.G.I.A. - Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia - Foto: Divulgação/MJSP

A união de esforços e a troca de conhecimento contemplam as estratégias principais do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A.)1. Na dimensão física ou tática, o programa tem como intuito fortalecer o enfrentamento a criminalidade com enfoque em organizações criminosas (Orcrim), tráfico, corrupção, contrabando e descaminho, crimes contra propriedade intelectual “pirataria”, crimes ambientais e lavagem de dinheiro.

Na dimensão informacional, o V.I.G.I.A. busca estimular e promover a mudança do velho paradigma da transmissão de fragmentos de informação para o fomento da criação de uma consciência compartilhada através da fusão (integração) multiorganizacional de células. Neste contexto a integração prima pela união entre produção de conhecimento e operações, através da implementação do ciclo aplicado às operações especiais F3EAD2 (encontrar, fixar, finalizar, explorar, analisar e difundir), estimulando assim a implementação de uma cultura organizacional adaptada a ambientes classificados como voláteis, incertos, complexos e ambíguos (V.I.C.A).

Na dimensão humana, o programa eleva o operador de fronteiras a protagonista da segurança multidimensional e busca a valorização deste profissional e de suas unidades através do estímulo à criação de uma cultura organizacional de respeito ao talento e ao potencial destes operadores. Fomenta o fortalecimento de uma doutrina e de uma identidade operacional específicas de fronteiras, com capacidade de influência e ampliação das boas práticas identificadas e desenvolvidas no programa, assim como das lições apreendidas (adaptabilidade), bem como traz consigo a preocupação com a melhoria da qualidade de vida e dos índices de desenvolvimento humano.

O V.I.G.I.A. é, portanto, um trabalho integrado, que possui como principal ferramenta a “Operação Hórus”, focada estrategicamente nos crimes transfronteiriços e na diminuição dos índices criminais, garantindo a ordem pública e a paz social nas áreas onde é desencadeada. A ação vai ao encontro das premissas da principal política de segurança pública do Estado, o RS Seguro.

Clique aqui e confira reportagem sobre a reunião de implantação do V.I.G.I.A., em junho de 2020.

Reunião de apresentação do Programa V.I.G.I.A. no auditório da SSP, em 16 de junho de 2020. Participantes observam distanciamento social e utilizam máscaras, obedecendo protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

NOTAS
1 - Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia.
2 - Find, fix, finish, exploit, analyse and difuse.

Secretaria da Segurança Pública