Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil reinaugura 2ª DPPA da Capital com separação de espaços para registro de flagrantes e de ocorrências em geral

Modernização completa da unidade traz conforto e agilidade para qualificar o atendimento ao cidadão, como prevê segundo eixo do

Publicação:

Polícia Civil reinaugura 2ªDPPA
Polícia Civil reinaugura 2ªDPPA - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Ascom/Polícia Civil edição: Ascom/SSP

Uma das unidades com maior do volume de atendimento do Estado está de cara nova para receber os cidadãos que procuram a Polícia Civil. Após uma reforma que modernizou totalmente os ambientes para qualificar os serviços prestados à população e agilizar o trabalho dos agentes, a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA), na Capital, foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira (11/12).

Localizada no Palácio da Polícia, com entradas pela Avenida Ipiranga, a 2ªDPPA é referência histórica no atendimento à população e aos agentes de segurança de Porto Alegre. A última reforma no espaço havia ocorrido em 1981 e o local encontrava-se degradado, dificultando as condições para a recepção adequada das demandas.

Com a obra realizada nos últimos três meses, a unidade passou por uma reformulação completa do ambiente de trabalho. Seguindo as diretrizes do segundo eixo do programa transversal e estruturante RS Seguro – qualificação do atendimento ao cidadão –, a modernização da 2ª DPPA traz novidades inclusive na forma de receber as pessoas que chegam à delegacia, para oferecer mais conforto e agilidade.

Diferentemente do que ocorria antes da reforma, os agentes de Segurança Pública e a população em geral agora serão atendidos em locais distintos, inclusive com portas de entrada diversas. Há um saguão e guichês específicos para o registro de ocorrências policiais, o que proporciona mais privacidade para o relato aos policiais. Em outro saguão, ficam os cartórios para a lavratura de autos de prisão em flagrante e outras demandas trazidas pelo trabalho de rotina dos agentes de Segurança Pública. Com isso, a autuação dos presos em flagrante pela Brigada Militar, que levam cerca de duas horas até que seja cumpridos todos os procedimentos legais, não irão mais trancar a fila do registro de ocorrências em geral.

O sistema de tecnologia da informação também foi refeito por completo, trazendo mais qualidade ao fluxo da informação e agilidade na confecção dos procedimentos. O espaço ainda é monitorado 24h por câmeras de vigilância que gravam e armazenam as imagens por até 30 dias.

Na solenidade de reinauguração, a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, destacou os ganhos trazidos pelo investimento, com melhor qualidade no atendimento à comunidade, proporcionando um espaço receptivo em que as pessoas se sintam acolhidas. Além disso, a reorganização de fluxo na unidade vai acelerar os procedimentos levados à 2ª DPPA por outros agentes de Segurança Pública, para que o mais rápido possível retornem às suas atividades-fim. Conforme a delegada, o novo espaço também cria um ambiente de trabalho adequado e digno aos policiais para que exerçam suas funções com tranquilidade e satisfação, evitando problemas de saúde.

“É um sonho que concretiza para nós, policiais, e para a instituição Polícia Civil. É uma obra feita a muitas mãos, que só foi possível pela construção de parcerias”, ressaltou Nadine.

A obra custou cerca de R$ 210 mil, aportados pelo Poder Judiciário. A verba foi adquirida por meio de projeto apresentado à Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

Secretaria da Segurança Pública