Polícia Civil lança campanha Praia Limpa e distribui lixeiras automotivas para veranistas

Ação realizada na praia de Tramandaí também teve atividades educativas para crianças e adolescentes

Na areia da praia, uma mulher de biquini e óculos escuros, sentada em uma cadeira de praia sob um guarda-sol verde, recebe uma sacolinha de lixo automotiva das mãos de uma jovem vestindo uniforme do projeto Praia Limpa.
Jovens do projeto Praia Limpa auxiliaram na distribuição das sacolinhas de lixo automotivas - Foto: Fabiano Costa/Polícia Civil
Por Ascom Polícia Civil e SSP

Além de tempo bom, sol e calor, um veraneio agradável depende da colaboração de todos para manter as praias livres de sujeira. Para mobilizar a população, a Polícia Civil lançou na manhã desta sexta-feira, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Tramandaí, a campanha Praia Limpa. Agentes que estão no Litoral para reforçar a presença das forças de segurança durante o período da Operação RS Verão Total – 21 de dezembro de 2019 a 2 de março de 2020 – distribuíram 200 sacolinhas de lixo automotivas para os veranistas.

As sacolinhas, de material biodegradável, foram confeccionadas por meio de parceria com a empresa Litoral Graph, de Capão da Canoa. O público aprovou tanto a ideia que, após a distribuição das 100 primeiras unidades durante o turno da manhã junto à casa do Sesc – outro parceiro da ação –, banhistas que não haviam ganho a lixeirinha foram até o posto da Polícia Civil pedir a sua.

A campanha adotou o mesmo nome do programa que é desenvolvido há mais de 10 anos na cidade para conscientizar jovens quanto à importância de preservar a limpeza no Litoral. O projeto Praia Limpa seleciona, entre novembro e dezembro de cada ano, estudantes do Ensino Médio para participarem das atividades educativas sobre sustentabilidade ambiental, além de auxiliar na preparação para o mercado de trabalho.

Crianças sentadas em cadeiras brancas sob gazedo branco e azul do Sesc assistem à palestra de policiais civis do projeto Papo de Responsa.
Papo de Responsa trouxe dicas para preservação do meio-ambiente - Foto: Fabiano Costa/Polícia Civil

Durante o evento de lançamento, realizado na Avenida Beira-Mar, as crianças e adolescentes do projeto também assistiram à palestra do Papo de Responsa, programa pelo qual policiais civis visitam escolas para levar dicas sobre segurança e prevenção ao uso de drogas. Na praia, os instrutores também enfatizaram a importância de cuidados para preservação do meio-ambiente.

“Esse trabalho que a Polícia está realizando com essas crianças, ensinando a cuidar de nossas praias e a jogar o lixo no lixo é muito importante. A melhor maneira de termos uma praia limpa é educar nossos filhos e netos desde pequenos”, avaliou Ibanes Furtado, 64 anos, morador de Tramandaí.

Desenho de uma menina vestindo boné e camiseta com brasão da Polícia Civil segurando cartaz onde se lê: cuide do meio ambiente. Ao fundo, mar e o sol no horizonte.
Cards da campanha serão compartilhados nas redes sociais da instituição e da SSP - Foto: Polícia Civil

A campanha também conta com peças produzidas pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, com mensagens para incentivar a manutenção da limpeza no ambiente da praia, que serão compartilhadas nas redes sociais da instituição e da Secretaria da Segurança Pública.

Além da palestra, os agentes da Polícia Civil também organizaram exercícios de ginástica e uma minirrústica na areia para os jovens, que ainda puderam conhecer o interior das viaturas da corporação e outros equipamentos de trabalho da instituição.

Grupo de crianças posa para foto ao lado de policiais civis em frente a balão inflável da Polícia Civil na areia da praia de Tramandaí.
Atividades ainda incluíram exercícios de ginástica e minirrústica para a criançada - Foto: Fabiano Costa/Polícia Civil